Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Encontro de Tai Chi Chuan é realizado em Paraíso

11/07/2008

 O I Encontro Municipal de Tai Chi Chuan, ocorrido na segunda, 30 de junho, reuniu mais de 250 pessoas, entre praticantes e admiradores da arte milenar. A iniciativa foi da Associação Shaolin do Norte de Kung Fu Wushu, através dos professores José Paulo Lara e Márcio Luiz Zaqueu.
 O encontro iniciou com uma palestra sobre o histórico do Tai Chi Chuan, com a especialista em educação física na saúde, Érica Garcia. De acordo com palestrante aqueles que o praticavam, muitas vezes tiveram grande importância no estabelecimento dos códigos morais da China. Por centenas de anos, os chineses dependeram apenas destes códigos como as leis da terra. Estes códigos eram obedecidos por todos, mesmo pelos imperadores, e foram o fundamento da paz e da ordem social da civilização chinesa.
 Esta tradição teve um importante papel na passagem do conhecimento e da sabedoria do Tai Chi para a sociedade e o poder imenso de sua influência foi capaz de fluir profundamente em todas as classes sociais. Suportado pelas pessoas comuns e as vezes até pelos imperadores (como quando o mestre Chang San-feng foi convocado para dar conselhos aos governantes sobre a filosofia Taoísta), o templo do estilo Tai Chi adquiriu tão forte imagem, que era a suprema arte da Vida. Mestres de Tai Chi eram observados como símbolo de sabedoria. Eles eram altamente respeitados especialmente por praticarem justiça, caridade, educação e artes de medicina.
 Desde que o sistema Shaolin tinha já sido difundido através da China por centenas de anos, a idéia de adaptar a teoria Taoísta a vida diária, ao invés de fazê-la de forma de adoração religiosa, foi facilmente aceita pela sociedade chinesa. O pensamento Tai Chi e a sua filosofia Yin/Yang rapidamente se desenvolveram numa organização baseada no modelo do Templo Shaolin. Uma forma modificada de treinamento monástico foi adotada para promover o sistema sofisticado numa forma missionária.
 Já o professor Márcio Luiz Zaqueu, 8º Dan em Kung Fu Wushu, falou sobre a filosofia na prática do Tai Chi Chuan, demonstrou ao vivo, na prática, alguns movimentos do esporte como forma de defesa pessoal. Além da exibição de uma entrevista gravada recentemente com o mestre Chen Chian Yao, de Ribeirão Preto/SP, o­nde o mestre ressalta os benefícios terapêuticos sobre a prática do esporte, outros vídeos sobre a prática do Tai Chi com leque, espada e 24 posturas encantaram o público. Zaqueu enfatizou ainda que os golpes, usados como defesa pessoal, podem ser perigosos e até mortais, para isso, é uma “lei do esporte”, tem que haver o equilíbrio, ou seja, “se machucou, tem que saber curar”, comenta Márcio.
 Além de oferecer um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais, desperta a energia, equilibra a pressão sangüínea: As técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a freqüência cardíaca e aumentam o nível de energia. Aumenta também a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos sua concentração é fortalecida, exercitando sua memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
 A última palestra foi com o professor José Paulo Lara que se ateve à tese defendida no curso de Especialização em Educação Física na Saúde, com o tema “benefícios terapêuticos na prática do Tai Chi Chuan”, o­nde baseados em  pesquisa e também na literatura, nota-se que a prática do exercício acarreta muitos bens para a saúde dos praticantes.
 No final do evento, houve sorteio de brindes, além os participantes ganharem 05 aulas gratuitas na academia para a prática do exercício. Uma sessão de relaxamento também foi oferecida aos presentes.
 É bom lembrar que desde 2005 a Diretoria de Saúde oferece aulas gratuitas de Tai Chi Chuan a toda a população, nas Unidades de Saúde da Família do município.

 Sobre o Tai Chi Chuan  —  A atividade significa “o supremo” para melhorar e progredir em direção ao ilimitado. Todas as várias direções em que a influência do Tai Chi foi sentida, foram guiadas pela teoria dos opostos: o Yin e o Yang, o negativo e o positivo. Algumas vezes são chamados de princípio original. Também acreditava-se que as várias influências do Tai Chi apontavam em uma direção só: em direção ao supremo.
 De acordo a teoria do Tai Chi, as habilidades do corpo humano são capazes de ser desenvolvidas além de seu potencial normalmente concebido.
 As teorias foram facilmente aplicadas às artes marciais. Mente e corpo em harmonia com a ordem natural das coisas era a regra do Tai Chi. Isto ofereceu uma direção e desenvolvimento completamente diferente das outras formas técnicas de luta. O Tai Chi também desenvolveu alguns resultados em termos de habilidades humanas que surgem do poder da mente e assim tornou-se a arte marcial mais poderosa, que já foi conhecida.

 Benefícios da prática do Tai Chi Chuan  — De acordo com estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido.
 Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico.
 O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios da juventude e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina seus reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade.