Concurso elege a rainha da hidroginástica

07/07/2008

Com as dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan lotadas, 18 candidatas concorreram na sexta-feira, 27 de junho, ao título de Rainha da Hidroginástica. As candidatas desfilaram em traje de banho e de gala. O evento surpreendeu participantes e organizadores.
 Houve também apresentação de dança, das candidatas, e muita elegância, simpatia e bom humor puderam ser conferidos, além de um vídeo que foi apresentado em forma de depoimento, sobre antes das candidatas praticarem a hidroginástica e agora, com a melhora obtida através do esporte.
 Destaque também para a apresentação de dança e de mágica, o­nde todo o público conferiu um espetáculo de dedicação e esforço, dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que participou ainda expondo na entrada do teatro os trabalhos manuais realizados pelas pessoas atendidas no local.
 A tarefa difícil, de votação e escolha da rainha, ficou a cargo dos quatro jurados escolhidos pela organização do evento. O título de Miss Simpatia, que foi escolhido pelas próprias candidatas, ficou com a Terezinha Teixeira, de 63 anos, que também foi eleita, pelos jurados, como a segunda princesa. Já Edivinia Fátima, de 58 anos, ficou com o título de primeira princesa e a Rainha da Hidroginástica 2008 foi Luzia Fidélis, de 70 anos que declarou que é um “custo” manter toda a forma: “Além de caminhada, faço a hidroginástica, cuido da minha alimentação e danço bastante”, relata a  vencedora, que além da faixa e das flores, recebeu um kit para a realização da hidroginástica.
 O diretor de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, ressalta a importância deste tipo de trabalho, que iniciou com aproximadamente 80 pessoas e hoje já tem mais de 500 participantes. “Isso demonstra a eficácia deste projeto que busca melhorar a qualidade de vida do nosso povo e com certeza o objetivo tem sido alcançado”, conclui o diretor.

Mais sobre a hidroginástica  —  É uma ginástica praticada em meio líqüido que se vale do empuxo da água para reduzir a ação da gravidade. É uma das poucas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis podem praticá-la, inclusive gestantes. Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular.
 Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico, como o aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório; a força muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um móvel; a resistência muscular, possibilitando repetir várias vezes atividades que requerem resistência; a flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade; a composição corporal, ou seja, a proporção da gordura em relação à massa magra.
 Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.
 O projeto hidroginástica existe na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso desde 2005 e está locado na sede da Unidade de Saúde da Família Olívia Candiani Bérgamo (USF Vila Mariana), à rua Domingos Torquato Nascimento, nº 150, e conta com cinco educadores físicos, que atendem de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h.

fotos: Guto Gonçalves