Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Congada paraisense é destaque em evento paulista

11/06/2008

 São Sebastião do Paraíso será destaque em um evento cultural a ser realizado de 11 a 15 de junho, no município paulista de Franca, o­nde apresentará sua maior manifestação cultural, a Congada. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, que realizam, anualmente, o “Programa Revelando São Paulo”, que reúne expositores de 200 municípios com exposições, manifestações de religiosidade popular e apresentações de grupos folclóricos. 
 No caso de Paraíso, o convite foi feito pela tradição do congado na cidade, que hoje ultrapassa os limites territoriais do estado e que leva o nome da cidade aos quatro cantos do país. A apresentação paraisense será no domingo, 15, a partir das 9 horas, no Parque de Exposições Fernando Costa, o­nde estarão se apresentando os ternos de congo Sabiá e Xambá, e de moçambique Santos Dumont e Zambiê de Angola. 
 Intitulado de “1º Congado da Alta Mogiana – Encontro de Congos e Moçambiques”, o evento pretende mostrar as potencialidades de municípios da região Alta Mogiana, que abrange o nordeste paulista e o sudoeste  mineiro.
 Segundo a chefe do Departamento de Cultura de Paraíso, Ângela Maria Duarte, esse convite se reflete em mais um reconhecimento da riqueza cultural que o município oferece. “Será importante a presença  da cultura paraisense no “Revelando São Paulo-Alta Mogiana”- porque estaremos contribuindo para  a realização de um grande evento de cultura tradicional e mostrando a riqueza das nossas duas  maiores tradições: “ A Congada e o Moçambique”, enfatizou Ângela.
 A Prefeitura Municipal, desde que recebeu o convite de participação por parte da Secretaria de Cultura de São Paulo, não mediu esforços para o apoio total de condições para que as agremiações possam representar o município no evento.