Campanha de vacinação infantil começa em Paraíso

09/06/2008

A primeira etapa da campanha de multivacinação infantil terá inicio nesta segunda-feira, 9, em São Sebastião do Paraíso. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino de Moraes, a meta é vacinar 95%, que seria 5.345 crianças menores de cinco anos, contra a poliomielite.
 Apesar do dia nacional de vacinação ser no sábado, 14 de junho, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará percorrendo a zona rural de Paraíso a partir do dia 9 com a imunização acontecendo na Escola Municipal Termópolis (bairro de Termópolis) desde a parte da manhã. A programação segue no dia 10 na Escola Municipal Clarindo Anacleto de Pádua (Faxina) e Morro Alto; dia 11, Escola Municipal Morro Vermelho; dia 12, Escola Municipal Roque Scarano (Marques) e Posto do Sol; dia 13, Queimada Velha; dia 16, Escola Municipal Napoleão Volpe e dia 17 de junho no bairro rural de Itaguaba.
 Nos Centros de Educação Infantil, a vacinação começa dia 17 no CEI Inês Ferreira Marcolini (São Judas); dia 18, CEI Otília Amaral Soares (Vila Formosa); dia 19 CEI, Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América) e Lar Pedacinho do Céu; e no dia 20, na Casa São Francisco.
 Já nos postos de vacinação (USFs Asilo, CAIC, Jardim Planalto, Posto de Puericultura, Ambulatório Pediátrico, no Pronto Socorro Municipal e também no ambulatório do distrito de Guardinha) o cronograma começa também no dia 9 e vai até o dia 20 de junho.
 Este ano o slogan da campanha é “Tem que vacinar, não pode bobear. Vacinar é um direito seu”. Vale lembrar que a vacinação é totalmente gratuita nos postos de vacina credenciados ao Sistema Único de Saúde, e é indolor. São apenas duas gotinhas que todas as crianças menores de cinco anos devem tomar, para evitar a poliomielite. “Trazendo o cartão de vacina, iremos atualizar todas as vacinas que não estiverem em dia, aumentando assim a proteção contra outras doenças”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Mais sobre a Poliomielite  —  As campanhas de vacinação são necessárias para manter a poliomielite erradicada no país. Não existe contra-indicação para a aplicação da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, reações adversas associadas a ela são raras.
 Também conhecida como paralisia infantil, a pólio é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, "caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito", de acordo com o Ministério da Saúde. Atinge, em geral, os membros inferiores.
 De acordo com o Ministério da Saúde, apenas três regiões no mundo ainda não receberam certificação de erradicação da poliomielite: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Por isso, apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, as campanhas de vacinação são necessárias. De acordo com o Ministério da Saúde, o motivo é o fluxo de viajantes que pode propagar o poliovírus.