XII Semana do Meio Ambiente começa nesta quarta, 4

03/06/2008

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso (Adaap) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizam de 4 a 8 de junho a 12ª Semana do Meio Ambiente. Na programação, plantio de árvores, palestras, caminhada ecológica e trekking.
 A mídia atualmente tem dado muita ênfase aos problemas ambientais, relacionando-os ao aumento da temperatura global e outras ocorrências naturais desastrosas. “Esse fato contribui para que as pessoas se conscientizem da necessidade de melhorar o meio em que vivemos para podermos entregar um planeta terra em boas condições para os nosso descendentes, pois só assim teremos gerações futuras”, explica Eduardo Scarano Guidi, do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, também parceiro na realização da XII Semana.
 O engenheiro explica que a grande maioria da população não tem consciência da gravidade da situação, principalmente por falta de conhecimento e apatia; “assim toda oportunidade deve-se informar a cada membro da sociedade os aspectos técnicos que envolvem o meio em que vivemos e deste modo mostrar que é necessário uma somatória de ações, por menores que sejam para termos uma melhora significativa em nosso ambiente, aproveitando a oportunidade ainda encontramos uma natureza viva, se isso não começar logo, será tarde demais; precisamos de todos os indivíduos para esse objetivo”, ressalta.
 Confira abaixo a programação oficial:
 Dia 4, quarta-feira, às 14h, plantio de mudas de orquídeas no Parque da Serrinha, com a Associação Orquidófila Paraisense.
 Dia 5, quinta-feira, às 19h, palestra no Teatro Municipal Sebastião Furlan para professores e funcionários da rede pública com o tema “Coleta Seletiva de lixo nas escolas”.
 Dia 6, sexta-feira, às 9h, Caminhada Ecológica com saída em frente ao pátio municipal e chegada no Parque da Serrinha. Às 10h, palestra sobre Plantas Medicinais “Ciranda das Ervas” no Centro de Educação Ambiental do Parque da Serrinha.
 Dia 8, domingo, às 9h, Trekking dos Ipês, com saída em frente à Casa da Cultura e chegada no Clube Recreativo Sêniors – realização Gerência Municipal de Esportes. No sábado, 7, não haverá atividades.
 A Prefeitura, juntamente com a Adaap, o IEF e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), preparam para o restante do ano de 2008 o plantio de mais de mil mudas de árvores no perímetro urbano, envolvendo a rede escolar, para que os estudantes aprendam a plantar e saber como desenvolve uma árvore; a promoção de palestras sobre meio ambiente em salas de aula; a melhoria das instalações e área do Parque da Serrinha, incluindo visitas periódicas de alunos e outras ações sempre na tentativa de informar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente.