Prefeitura inicia a 1ª turma do programa ProJovem

03/06/2008

Em substuição ao Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, que teve suas atividades encerradas no mês de março deste ano, e atendendo às orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso aderiu ao ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) que se iniciou nesta segunda-feira, 2 de junho.
 O programa social irá atender a jovens que se encontrem na faixa etária de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou que sejam egressos ou vinculados a programas preventivos ou de medidas sócio-educativas. O número de beneficiados em Paraíso é de 100 jovens, que serão distribuídos em grupos chamados de coletivos, com 25 participantes cada um.
 Serão desenvolvidas atividades que propiciem a convivência social a participação cidadã e preparação para o mundo do trabalho, todas acompanhadas por uma equipe composta por orientador social, orientador profissional e facilitadores de oficinas.
 O programa será executado sob a supervisão do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, unidade co-financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e se constitui num importante passo para a consolidação da rede de proteção e promoção social. A duração ProJovem será de dois anos e a carga horária semanal de 12 horas e meia, divididas em 2h30, de segunda a sexta-feira, com grupos no período da manhã e a tarde.
 No dia 2 de junho aconteceu a cerimônia de lançamento do ProJovem Adolescente de São Sebastião do Paraíso no Teatro Municipal Sebastião Furlan, com a participação de todos os jovens eleitos, seus familiares, autoridades e entidades sociais do município.

fotos: Guto Gonçalves

SAIBA MAIS sobre o PROJOVEM ADOLESCENTE:
 O que é?
 É um novo programa unificado de juventude do Governo Federal que procura oferecer atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional e surgiu da integração de programas já existentes Agente Jovem, Saberes da Terra, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica.
 Público alvo:
 Jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social (fora da escola e dos cursos de formação e qualificação profissional).
 Objetivos do programa:
 Reintegrar os jovens ao processo educacional, promover sua qualificação profissional e assegurar o acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.
 Faixa etária: Jovens com idade entre 15 e 17 anos.
 Período de duração do programa: Dois anos.
 Número de jovens a serem beneficiados em São Sebastião do Paraíso:
 100 jovens divididos em núcleos chamados de coletivos com um número de 25 adolescentes em cada um, todos acompanhados por uma equipe composta por orientador social, orientador profissional e facilitadores de oficinas, assessorados pela equipe técnica do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
 Critérios para participar do programa:
 Jovens em situação de risco, que vivem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou em famílias beneficiárias pelo Programa Bolsa Família, egressos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e os vinculados aos programas de combate ao abuso e exploração sexual.
 Exigências do programa:
 Jovens com idade de 15 anos devem ter freqüência escolar mínima de 85%; os que tenham idade de 16 e 17 anos deverão ter freqüência mínima de 75%  e todos 70% de participação nas atividades desenvolvidas no programa.
 Informações complementares:
 CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado à avenida José Osias de Sillos, nº 889 (antiga Copave – anexo à Diretoria de Obras da Prefeitura).