Equipe do Sesc realiza oficina de educação em Paraíso

30/05/2008

Uma equipe de monitores do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Araraquara e São Paulo, ambos no estado paulista, estiveram na segunda-feira, 19, em São Sebastião do Paraíso, ministrando oficinas de educação com profissionais municipais da educação infantil. O trabalho, que foi desenvolvido nas dependências da escola municipal Professora Alice Naves Ferreira, durou cerca de 8 horas e teve como tema os “espaços e tempos para a educação permanente”, como forma de mostrar para as participantes, as diversas maneiras de realizar brincadeiras com as crianças, utilizando materiais e técnicas simplificadas.
 Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora, Ilona Hertel, do Sesc São Paulo, também responsável pelo projeto Curumim, realizado pela instituição e que se destina a crianças de 7 a 12 anos, preferencialmente de baixa renda, o­nde são trabalhadas as relações inter-pessoais, auto estima, autonomia e responsabilidade social.
 Segundo a coordenadora da educação infantil da Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Ana Elizabete de Carvalho Pádua, o objetivo da oficina era de “trabalhar uma formação integral da criança e não um conhecimento específico”, disse. “Toda ação mediada pela cultura é uma educação”, completou.
 Para a professora primária, Margaret Aparecida Rodrigues Tonin, da escola municipal Wulfida Marcolini, a oficina irá contribuir para o dinamismo nas brincadeiras, procurando objetivar as atividades com instrumentos e recreações mais simples. “Aprendemos a fazer as crianças trabalharem com seu corpo, tirando-as das cadeiras e otimizando os espaços existentes nos centros de educação infantil.
 Já a recreadora, Luciana Silva Luiz de Souza Negrão, do centro de educação Infantil João XXIII, disse ter notado diferença na questão do brincar dos alunos, fazendo com que eles criem atividades a partir dos objetivos que lhes são acessíveis.
 Vitória de Oliveira, recreadora do CEI Vinício Scarano, destacou a importância de se trabalhar os sons com os alunos, relacionando criatividade e trabalho corporal.
 As oficinas foram realizadas para os profissionais paraisenses com custo zero, totalmente oferecido pelos profissionais do Sesc/SP.