Casa da Cultura promove projeto de “Educação Patrimonial”

19/05/2008

O Departamento Municipal de Cultura de São Sebastião do Paraíso, está promovendo o projeto de “Educação Patrimonial 2008”, que este ano será denominado de  “Patrimônio, Conhecer para Preservar” e que, parte do princípio de que “Quem não conhece, não ama”, e, como tal, não tem porque valorizar e participar positivamente dentro do contexto da comunidade o­nde vive, sem antes conhecer seu significado.
 Desenvolvido através de visitas monitoradas à “Casa da Cultura”, o projeto de “Educação Patrimonial” visa conscientizar a comunidade, através dos alunos, da importância da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, representados não só pelos bens materiais e objetos históricos, mas também por outras formas de expressão cultural.
 Lançado no mês de abril, o projeto vem suprir uma deficiência nas redes pública e privada, do ensino fundamental e médio, quanto às grades curriculares do ensino de história, dando destaque à matéria e historiografia local e regional, aspectos estes pouco abordados na vida escolar.
 Desenvolvido por meio de palestras nas escolas e na Casa da Cultura, o programa  proporciona aos alunos um contato com o acervo material histórico e cultural de São Sebastião do Paraíso, estabelecendo um vínculo com a historiografia local, no sentido de trabalhar e discutir a interpretação e compreensão do processo histórico do município, inserida no contexto regional e nacional.
 Segundo a chefe do Departamento de Cultura, Angela Maria Duarte, o projeto conta com quatro atividades,  que serão desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano letivo, sendo cada uma realizada em um trimestre. “As atividades visam um trabalho minucioso, a respeito dos temas específicos de cada trimestre que serão divulgados e, no final, será feita uma avaliação das ações com uma conclusão dos trabalhos. Vale ressaltar que cada atividade terá um tema específico tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio”, ressalta.
 O objetivo principal do projeto é trabalhar a história local propriamente dita: o processo de desenvolvimento do município, partindo do princípio da multiplicidade de análises: geográfica, política, econômica e estrutural, tendo como suporte, o contato direto do aluno com fontes primárias e secundárias, com o acervo material em poder do Museu Histórico Municipal “Napoleão Joele” e com bens imóveis de valor histórico. Será trabalhado também o fator de desenvolvimento econômico da cafeicultura como atividade que proporcionou o crescimento do município, ligando-o a grandes pólos, através das ferrovias, sendo até hoje uma das grandes potencialidades da cidade.
 A equipe de técnica do projeto conta com: Luiz Ferreira Calafiori, coordenador geral e responsável, Ângela Maria Duarte, chefe do Departamento de Cultura e Lucas Cândido de Oliveira, graduando em História. Agendamento de visitas ou maiores informações sobre o projeto, poderão ser obtidas pelo telefone 3539-5002 (horário comercial).