Vacinação contra a gripe prorrogada até sexta, 16

13/05/2008

foto: Guto Gonçalves A campanha de vacinação contra a gripe para idosos, prevista para terminar na sexta-feira, 9, foi prorrogada por mais uma semana. O Ministério da Saúde enviou comunicado às Regionais para que a prorrogação da imunização contra o vírus da influenza vá até o dia 16 deste mês. A meta, que até então era de 70% de cobertura, este ano passou para 80% e a maioria das cidades brasileiras ainda não a atingiram.
 De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino, diversos fatores podem ter colaborado para que a campanha em Paraíso não alcançasse maior cobertura. “A campanha está ocorrendo dentro da normalidade na cidade. As baixas temperaturas que ocorreram nos últimos dias em todo Sul do Estado podem ter ajudado a não elevarmos o número de pessoas vacinadas. Com a prorrogação é muito importante que todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina se imunizem o quanto antes. A gripe e suas complicações, estão entre as principais causas de internações das pessoas nessa faixa etária”, explicou Geisa.
 Apesar do município contar com uma população de 7.063 pessoas acima de 60 anos, a meta é vacinar 5.600, porém, até o momento, 4.177 idosos foram vacinados. A coordenadora disse ainda que os dados apresentados atéagora, devem estar relacionados ao clima e ao feriado no início do mês. “Com a prorrogação, o número de pessoas vacinadas irá aumentar. Temos que lembrar dos cuidados, pois essas mudanças de temperaturas aumentam a possibilidade de transmissão de doenças respiratórias”, alerta a coordenadora.
 A cidade conta com quatro postos de vacinação distribuídos nas USFs: Caic, Asilo, Jardim Planalto e também no posto de Puericultura. Uma outra sala de vacinação funciona no distrito da Guradinha.
 A influenza (gripe) é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa. Dissemina rapidamente, sendo responsável por elevada mortalidade em grupos de maior vulnerabilidade, sobretudo na população mais velha, acima de 60 anos.
 A vacina contra a gripe é segura e deve ser tomada todos os anos. A única contra-indicação ao imunizante é a alergia aos componentes da fórmula, principalmente à proteína do ovo. Para quem estiver com gripe ou febre, o recomendado é esperar melhorar e se vacinar em seguida.
 Eventualmente, o medicamento pode provocar dor e vermelhidão no local de aplicação, febre baixa, mal-estar e dor no corpo, o que desaparece em até 48 horas.