Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4


Dia das mães e escravidão são temas do “Projeto Museu Vivo” de maio

12/05/2008

 O museu municipal Napoleão Joele, situado na Casa da Cultura, em São Sebastião do Paraíso, já definiu os temas a serem desenvolvidos dentro do “Projeto Museu Vivo”, que tem como objetivos mostrar, mais do que apenas datas, a  contribuição da história na preservação da memória dos importantes acontecimentos que influenciaram e caracterizaram uma época.
 Desde que foi lançado no início do ano, o projeto tem atraído um número grande de visitantes ao museu, que passaram a conhecer e a participar dos principais acontecimentos do nosso país, descobrindo informações e descortinando suas mentes para fatos que delinearam o que a nossa sociedade é nos dias de hoje.
 Para o mês de maio, os temas escolhidos nos refletem a sentimentos de emoção e ternura (dia das mães – 11) ao do repúdio e vergonha, como é o caso da escravidão, comemorado pelo Dia da Libertação dos Escravos (13).
 Voltado para a população em geral,  principalmente os estudantes, sendo que todos  terão contato com informações que ilustrarão bem o que significa cada data. O tema "Dia das Mães" é abordado através de exposição de fotos, pintura a óleo sobre tela e mensagens poéticas, que nos levam a uma reflexão sobre os tempos de infância, em que a figura da mãe é essencial. Já o "Dia da Libertação dos Escravos" é abordado através da exposição de  objetos, ferramentas e utensílios típicos da escravidão, que nos leva a uma análise da formação social e econômica do país, em que o negro tem papel determinante.
 Quando trazidos do continente africano, eram transportados nos porões dos navios negreiros e, após seu desembarque, eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma desumana. Uma prática absurda que permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. O primeiro passo para a libertação foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 foi declarada a Lei do Ventre-Livre. Em 1885, foi aprovada a lei dos Sexagenários, que beneficiava os negros com mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, que chega ao fim a escravidão no Brasil.
 Todas essas informações e outras poderão ser obtidas ao visitar o museu municipal, que está aberto de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 13h às 17h, na Casa da Cultura, situada à  Avenida Oliveira Rezende, 509.