Vigilância Epidemiológica alerta para risco de dengue no inverno

09/05/2008

foto: Arquivo ASSCOM A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do setor de Vigilância Epidemiológica, alerta toda população para continuar as ações de prevenção e combate à dengue no período do outono/inverno.
 Neste sábado, 10, a equipe da Vigilância Epidemiológica em parceria com a Diretoria de Obras e Infra-estrutura, estará realizando o segundo mutirão de combate ao transmissor da doença em alguns bairros de Paraíso. Até agora, já foram recolhidos aproximadamente 16 toneladas de possíveis criadouros do mosquito. Em 2007, Paraíso registrou 12 casos suspeitos de dengue, todos de pessoas contaminadas em outras localidades.
 “A tendência da população é achar que o problema da dengue diminui com o frio. Mas esse é o período mais importante para as ações de combate ao Aedes aegypti, pois é quando os ovos se acumulam esperando os dias mais quentes. Se o trabalho for bem feito no inverno, impedirá que os ovos se tornem mosquitos”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino.
 Por meio da ação integrada da Prefeitura contra a dengue, a cada sábado, até o dia 2 de agosto, os bairros de Paraíso serão visitado por duas equipe com agentes de combate ao mosquito, educadores ambientais e caminhões para recolhimento de lixo, cedidos pela Diretoria de Obras.
 Neste dia 10, os bairros visitados serão: São Judas, Veneza e Parque Industrial II. O mutirão começa às 8h e todo o entulho e o locais prováveis de proliferação do mosquito devem ser retirados de dentro de casa e colocados na calçada, o que facilitará o trabalho dos agentes. “Em hipótese alguma os agentes poderão entrar nas residências para retirada deste material”, enfatiza Geisa.
 Confira a programação dos próximos mutirões:
17/05 – Vila Santa Maria e Nossa Senhora Aparecida (Parte I)
31/05 – São Sebastião e Santa Teresa
07/06 – Vila Helena e Nossa Senhora Aparecida (Parte II)
14/06 – Jardim Rosentina e Vila Mariana
21/06 – Vila Ipê, Verona e Jardim América
28/06 – Jardim Europa, San Genaro e Jardim Coolapa
05/07 – Cidade Industrial e Parque Industrial I
12/07 – Jardim Planalto e Vila Formosa
26/07 – Centro, Lagoinha, João XXIII, Mocoquinha e Vila São Pedro
02/08 – Jardim das Paineiras, Jardim Maria Lúcia, Morada do Sol, Morumbi, Bela Vista e Muschioni.