
Notícias | + Listar todas
Reunião define pautas para fortalecimento da Congada
02/10/2025
Uma reunião ocorrida na noite de terça-feira, 30 de setembro, na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso tratou do alinhamento de normas e diretrizes para o fortalecimento de aspectos fundamentais da mais tradicional festa da cidade: as Congadas. O encontro aconteceu a pedido do Reinado e contou com a participação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e convidados.
Entre os principais assuntos tratados estavam o fortalecimento da parte religiosa, valorizando a fé que sustenta a manifestação cultural; o respeito ao Reinado, assegurando que os desfiles só se iniciem com a presença do mesmo; a organização e disciplina, com a criação de uma Comissão Organizadora com regras definidas para cada integrante e penalidades aos ternos vinculadas ao âmbito religioso, para manutenção da seriedade do ritual.
Ainda foram debatidas diretrizes para a parte musical, incluindo a escolha adequada dos cânticos entoados pelos capitães e a proibição de bater caixa dentro da igreja; o respeito aos símbolos sagrados, como bandeiras, imagens e santos, preservando sua devida reverência e definições de conduta, como não vestir crianças imitando santo durante o desfile e danças sensualizadas, que explorem o corpo, principalmente à frente dos ternos.
Durante a reunião foram tratados pontos centrais que visam preservar a autenticidade cultural e religiosa do Reinado, além de garantir maior organização e respeito às tradições. Também reforçou-se a necessidade de manter todas as imagens próximas ao Séquito Real na passarela do desfile, simbolizando a centralidade da fé e da devoção na tradição.
O encontro representou um passo importante no fortalecimento das manifestações culturais e religiosas, reafirmando o compromisso conjunto de garantir que os ternos de moçambique e de congo continuem preservando sua essência, identidade e devoção. Duas novas reuniões para tratar do assunto vão acontecer sendo a próxima no dia 20 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal, desta vez com a participação dos ternos, incluindo presidentes e capitães e, em novembro, com integrantes da igreja matriz São Sebastião.
Recurso financeiro — A Prefeitura repassou na quarta-feira, 1 de outubro, a subvenção social aos ternos de moçambique e congo, além do auxílio financeiro ao Reinado, com dois meses e meio de antecedência à Festa que acontece em dezembro. Desta forma, as agremiações já podem fazer, sem correria, as compras de instrumentos, de tecidos, contratar costureiras e outras despesas elencadas no Plano de Trabalho apresentado à Secretaria de Cultura. No total, foram pagos mais de R$ 360.000,00 diretamente aos ternos, sem intermediários – recurso aprovado pela Câmara de Vereadores e proveniente do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Fumpac), com a devida autorização do Conselho Municipal do Patrimônio.