Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Educação de Paraíso supera meta esperada para 2030

04/09/2025

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, alcançou um resultado histórico na área educacional. Segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação, o município atingiu, em 2024, o índice de 81,09% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. O número supera a meta nacional prevista apenas para 2030, antecipando em seis anos o objetivo estabelecido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Pelo programa, considera-se alfabetizada a criança que atinge 743 pontos na escala SAEB. Os resultados completos do ICA estão disponíveis no portal do Inep. De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, o avanço é fruto de um conjunto de ações: formações continuadas para professores, adesão a programas estaduais e federais, como o LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e o próprio CNCA, além da implementação de projetos pedagógicos da rede municipal, que hoje atende 27 escolas.

“O resultado comprova o empenho de uma equipe grandiosa que, em meio a tantos desafios, tem realizado um trabalho digno de reconhecimento. A gestão municipal tem investido em planejamento, monitoramento e avaliação para garantir o direito de cada criança aprender”, afirmou o secretário.

O prefeito Marcelo Morais também destacou a importância do resultado e reafirmou o compromisso da gestão: “Estamos colhendo os frutos de uma educação planejada com seriedade, mas nosso compromisso é avançar ainda mais até que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas. Isso demonstra que todos os investimentos que estamos fazendo na Educação estão surtindo efeito, e ficamos muito felizes em poder dizer que nunca, na história da nossa cidade, a educação esteve tão bem como hoje”, finalizou.