Inaugurada USF Rosentina e outros serviços para a Saúde

21/11/2023

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou nessa segunda-feira, 20 de novembro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, cerimônia de inauguração de quatro importantes serviços para a Saúde no Município: a Unidade de Saúde da Família Vila Mariana, a Residência Terapêutica, o Centro de Atenção Psicossocial AD III (Caps Vitória) e o Laboratório Municipal. O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que trouxe assinado a autorização da Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG) para início da montagem de toda estrutura e do curso para os profissionais que irão compor a equipe do Posto de Coleta de Sangue do Município de São Sebastião do Paraíso. .

Compuseram a mesa das autoridades, além do secretário de Estado de Saúde, o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Tales, o presidente da Câmara Municipal José Luiz das Graças, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Eloíza Cristina Silva Amorim Silvestre, a diretora de Saúde de São Sebastião do Paraíso Adriana Rogeri, a Superintendente Regional de Saúde em Passos Kátia Rita Gonçalves e a titular da 5ª Promotoria de Justiça de Minas Gerais da comarca de Paraíso, Manuella de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes. O evento também contou com a participação da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Moreira de Castro e da coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Taynara Fátima Silva de Paula.

Durante sua fala, a superintendente de Saúde, Rita Gonçalves destacou os trabalhos realizado pela Administração 2021/2024, entre eles o pioneirismo do prefeito e vice-prefeito Marcelo Morais e Daniel Tales no enfrentamento à pandemia com a implantação do Centro Covid e a organização da vacinação contra a doença no sistema Drive-Thru. Citou, também, o exemplo que Paraíso se tornou para o restante do Estado na formulação da RAPS, que hoje é única cidade que possui os serviços completos no atendimento à saúde mental.

O prefeito Marcelo Morais e o vice Daniel Tales, destacaram os desafios para a Administração quando a atual gestão assumiu os trabalhos. Reforçaram a importância da inauguração dos serviços para Paraíso e região e o dos avanços para o Município na implantação do Posto de Coleta de Sangue. Ressaltaram, ainda, que ainda há muito a se fazer para a saúde no Município, apesar de já ter cumprido com praticamente todas as metas do plano de governo, restando ainda a UPA Pediátrica. Morais ainda aproveitou a oportunidade para solicitar ao secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, apoio para a construção de um Centro de Convivência.

Por fim, o secretário de Estado de Saúde, durante sua fala, citou o avanço que o Município terá com a inauguração da USF no bairro Rosentina, e citou recursos que serão destinados para a construção de outra USF no bairro Diamantina. Ele reforçou, também, a conquista que a Rede de Saúde Psicossocial terá com a Residência Terapêutica, lembrando as atrocidades que já foram cometidas com a  hospitalização de pacientes psiquiátricos em Barbacena.

Ao final do descerramentos das placas de Inauguração, foram realizadas visitas in locu à Residência Terapêutica, ao CAPS III e à Unidade de Saúde da Família do bairro Rosentina, onde a comitiva foi recepcionada pela comunidade. Na oportunidade, o Fábio Baccheretti ressaltou o quão importante será aquela unidade para toda a comunidade daquela região e como isso mudará a realidade dos seus usuários.