Prefeitura de Paraíso elege quatro delegados para a CONAE 2024

14/11/2023

No último sábado, 11 de novembro, aconteceu a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024), virtualmente, através de plataforma de eventos científicos, envolvendo pessoas delegadas de todo o Estado de Minas Gerais. A CONAE é um evento de caráter técnico e científico, convocada pelo Ministério da Educação e realizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

Neste ano, a Presidência da República convocou em caráter extraordinário a realização da CONAE para ser realizada em janeiro de 2024. Os principais objetivos da CONAE 2024, nos termos do Decreto Federal 11.697 de 2023, é avaliar o atual Plano Nacional de Educação (PNE ) cuja vigência se encerra no próximo ano, bem como subsidiar propostas e metas a serem estabelecidas pelo novo PNE que será elaborado nos próximos meses.

A etapa nacional da CONAE é precedida de etapas municipais, territoriais e estaduais. Em cada uma dessas etapas são eleitas as pessoas que serão os delegados para a posterior etapa deste evento de gestão educacional democrática. A organização da CONAE no território de Minas Gerais ficou sob a responsabilidade do Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG, que optou pela realização e etapas territoriais que abrangessem diversos municípios, as quais foram organizadas levando em conta as microrregiões do Estado de Minas Gerais. No último dia 28 de outubro de 2023 foram realizadas as 14 conferências territoriais da CONAE em Minas Gerais.

O município de São Sebastião do Paraíso foi escolhida pelo FEPEMG para sediar a CONAE territorial sul e sudoeste de Minas, que foi localmente organizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com Universidade Federal de Lavras (UFLA) – campus de São Sebastião do Paraíso, sendo realizada nas instalações desta.

Essa etapa territorial da CONAE contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDMINAS) – campus Passos; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – unidade Passos; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Gestão e Tecnologias Educacionais da UEMG Passos (GEP-POLIGETEC); do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) – subsede São Sebastião do Paraíso; do Sindicato dos Servidores da Educação Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso (SindEduc); da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – subsede sul e sudoeste MG; e do Sindicato dos Profissionais do Magistério de Varginha (SINPROMAG).

O evento territorial de São Sebastião do Paraíso reunião 158 participantes, dentre professores, secretários e secretárias municipais, diretores de escola, estudantes da educação básica e superior, servidores técnicos administrativos das escolas, e familiares. Deste evento foram eleitos 50 pessoas para serem os delegados territoriais na etapa estadual da CONAE – realizada na última semana e finalizada no sábado 11 de novembro. Os eleitos pela CONAE territorial de São Sebastião do Paraíso foram professores, estudantes de ensino superior, conselheiros de educação, secretários municipais, gestores escolares, trabalhadores técnicos administrativos.

Na etapa estadual da CONAE foram eleitos 114 delegados de Minas Gerais que irão para Brasília em janeiro de 2024 para debater e propor diretrizes e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação. Quatro dos delegados eleitos para representarem nosso Estado na CONAE Nacional são servidores da área de educação do município de São Sebastião do Paraíso, vinculados à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho, são eles Dr. Cícero Barbosa – secretário municipal, coordenador da e-Tec e diretor da Escola da Ciência e do Saber; Dr. Wanderson Cleiton do Carmo – servidor da educação profissional no município; Paula Aparecida dos Santos Duarte – gestora do polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil; e Alessandra Geremias Fernandes – secretária do polo da UAB. Esses paraisenses se juntam aos também eleitos delegados estaduais: Anderson Christian Pereira – servidor do núcleo pedagógico da Superintendência Regional de Ensino de Passos; Gerson Júnior Fagundes Azevedo – servidor administrativo da UEMG Passos, Rogério Clementino Saraiva Júnior – professor do município de Pratápolis; Márcia de Paula Souza – secretária municipal de educação de Machado; totalizando oito representantes da nossa região na CONAE 2024.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso, Dr. Cícero Barbosa destaca que a eleição desses servidores do município para representarem o Estado de Minas Gerais na CONAE é motivo de muita alegria e satisfação, pois de acordo com ele é uma forma de reconhecimento da capacidade técnica do nosso pessoal para serem representantes do Estado em uma atividade de tamanha relevância educacional. Cícero destacou também que as microrregiões do sul e sudoeste de Minas que estiveram na territorial da CONAE em Paraíso saem fortalecidas para o evento nacional, afinal elegeram oito delegados estaduais.

“Nós iremos para Brasília com o propósito de ser a voz de nossas microrregiões na elaboração de propostas, estratégias e metas para o novo plano nacional de educação, defendendo sobretudo uma educação de qualidade social, pública e que seja transformadora das realidades dos estudantes”, destacou Cícero Barbosa. A CONAE Nacional está programada para acontecer entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024. Até lá os delegados estaduais passarão por formações específicas sobre a CONAE e o Plano Nacional de Educação.