Por unanimidade, vice-prefeito é reeleito presidente do Inpar

10/11/2023

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 10 de novembro, a eleição para nova diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Sebastião do Paraíso (Inpar). O vice-prefeito, Daniel Tales, foi reeleito  presidente do Conselho Administrativo da autarquia para o biênio de 2023/2025. Durante a reunião, ele destacou os avanços que foram realizados pela sua gestão no primeiro mandato, entre elas a regularização do Inpar e capitalização do Instituto, que estava com caixa praticamente zerado.

A eleição ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, com participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre). Pela Prefeitura, foi indicado para titular o GCM Gustavo Afonso Bueno e suplente o GCM Léo Revelini Naves Junior; pela Câmara foi indicado o vice-prefeito, Daniel Tales (que também é servidor de carreira) e suplente Maria do Carmo de Morais Calzavara; pelo Sempre foi indicado a titular Renato Cassaroti Parada e para suplente Emerson Ramos de Mello.

O vice-prefeito, Daniel Tales, agradeceu o apoio que obteve dos conselheiros e ressaltou a participação destes nos avanços que a gestão obteve para a recuperação do Instituto. “O Inpar está praticamente em ordem. Depois desses 2 anos, nós conseguimos capitalizar o  Instituto em aproximadamente 4,6 milhões, que estão aplicados em investimento, rendendo quase 50 mil reais ao mês”, destaca.

Daniel comenta que quando assumiu a gestão do Instituto, o Inpar tinha em caixa apenas R$ 38 mil, além de muitas dívidas. “Regularizamos todas as pendências em relação ao Tribunal de Contas e ao Ministério da Previdência, e hoje vemos novos horizontes em relação ao Instituto, que possui conselho muito harmônico, sempre trabalhando em conjunto para o bem do servidor tanto aquele inativo, que já está usufruindo do seu direito, quanto o ativo, que irá se aposentar futuramente”, acrescenta.

O presidente do Inpar destaca ainda o anúncio feito pelo prefeito Marcelo Morais, que falou sobre levantamentos que estão sendo feitos pela Administração para venda de terrenos e destinação de 70% deste capital para o Inpar. “É a primeira vez, em 31 anos, que um prefeito se preocupa em investir no Instituto ao invés de tirar dinheiro dele. Pela primeira vez nós temos um prefeito que, além de fazer o repasse em dia, é o primeiro que se preocupa em aumentar o caixa do Instituto”, comentou.

Por fim, Daniel destaca que, hoje, a saúde financeira do Inpar é outra, graças ao empenho dos servidores do Instituto e, também, da Administração Municipal. “Atualmente, conseguimos garantir 2 meses de salário aos aposentados e pensionistas, e agora com essa venda de terrenos pela Prefeitura, juntamente com a colaboração dos vereadores, a gente pode fazer um caixa e garantir por pelo menos uns 20 anos a aposentadoria dos servidores que virão receber esse benefício”, finaliza.