Professores de Educação Física participam de oficina

09/11/2023

Professores de Educação Física das escolas municipais de São Sebastião do Paraíso participaram na última quarta-feira, 11, na Escola Municipal Campos do Amaral, de uma oficina prática de capoeira, ministrada pelo Professor Alexssander Neves Marques, conhecido na capoeira como Brais Muzenza. Brais é responsável pelo Grupo de Capoeira Muzenza de São Sebastião Paraíso, que possui mais de 25 anos de experiência e atua em diversos locais e espaços promovendo e incentivando a prática da modalidade.

O professor foi acompanhado por dois alunos, também pertencentes ao grupo, que demonstraram suas habilidades no atabaque e berimbau, instrumentos típicos da capoeira. “Aceitei prontamente o convite para falar com os professores municipais uma vez que acredito muito na união esporte/educação. Nós temos o objetivo de difundir cada vez mais a arte da capoeira como cultura e integração social”, relatou Brais.

Durante o encontro, os professores puderam aprender um pouco mais sobre esta expressão cultural brasileira que possui em sua composição elementos de jogo, dança, música e esporte. Foram apresentados alguns golpes de ataque e defesa além de uma breve abordagem sobre a história e curiosidades, evidenciando sua relevância como manifestação cultural afro-brasileira e algumas possibilidades de abordagens no contexto escolar. No final os professores puderam participar de uma roda de capoeira.

Segundo a professora Lívia Sales, que ministra aulas de Educação Física na Escola Municipal Hilda Borges, o encontro foi muito positivo. “Foram momentos especiais e de grande aquisição de conhecimentos. As atividades foram dinâmicas e interativas e a partir delas poderemos ampliar o conhecimento dos nossos alunos sobre a capoeira”, relatou.

De acordo com o professor Murilo Pessoni, assessor pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, o encontro teve como principal objetivo capacitar os professores para que possam conhecer melhor e abordar o tema durante as aulas de Educação Física, além de oferecer a todos os alunos da Rede Municipal a oportunidade de vivenciar e conhecer um pouco mais sobre a capoeira, sobretudo sobre seus aspectos históricos e culturais assim como proporcionar uma vivência prática da modalidade.