Casa da Cultura promove exposição “Paraíso em Telas”

11/07/2023

O Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com o pintor Pedro Dilson Costa Coutinho, promoverá uma exposição de pinturas que retratam a história da cidade, com destaque para o símbolo do surgimento do município, a praça e a Matriz de São Sebastião, suas transformações ao longo do tempo e outros locais que se relacionam com a memória dos paraisenses que são reconhecidos como bens materiais e imateriais e que integram o patrimônio cultural.

A mostra ficará aberta ao público na Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, nas dependências do Museu Histórico Napoleão Joele, que fica na Avenida Oliveira Rezende, nº 509, bairro Braz, com visitas mediante agendamento, podendo ser de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A exposição recebeu o nome de “Paraíso em Telas: um caminho pela história através da arte” e ficará aberta ao público durante os meses de julho, agosto e setembro. A abertura oficial acontece neste sábado, 15 de julho, às 10h, na Casa da Cultura, quando haverá apresentação musical com a participação de Raphael Funchal.

Pedro Dilson Costa Coutinho é natural de São Paulo/SP, trabalhou por mais de 30 anos nas usinas de Furnas Centrais Elétricas, em Estreito/MG, Funil/RJ e Itumbiara/GO. Após se aposentar, passou a se dedicar à pintura e, em seus trabalhos, destacam-se telas da cultura de São Sebastião do Paraíso. Ele também foi presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico por dois anos.

Segundo a curadora da exposição, professora Cinara Soares Caetano Vanoni, esta é uma ação de valorização do patrimônio da cidade e contribui para expandir mais conhecimentos sobre a construção da história paraisense por meio da memória. O evento contempla uma das ações do setor do Patrimônio Cultural que, neste ano, participa da 9ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural, organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e que, este ano, traz como tema “Caminhos Gerais – Itinerários do patrimônio cultural mineiro, caminhos das artes”.