Projeto "Educação em Movimento" é apresentado em BH

22/06/2023

No início da tarde desta quinta-feira, 22 de junho, o prefeito Marcelo Morais, o secretário municipal de Educação Lucas Cândido de Oliveira e as assessoras pedagógica Léa Aparecida de Carvalho Ribeiro e Elenir Aparecida de Oliveira Novaes estiveram na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde apresentaram o projeto “Educação em Movimento”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso para ajudar na recuperação dos alunos pós-pandemia da Covid-19 que tiveram o processo educacional prejudicado.

A visita, conforme destacou o prefeito Marcelo Morais, se deu mediante convite do secretário de Estado de Educação Igor de Alvarenga, que no início de maio deste ano esteve no Município em visita técnica à Superintendência. Na oportunidade, o secretário aproveitou para visitar a Secretaria Municipal de Educação, onde pôde conhecer um pouco dos trabalhos que são realizados pela Pasta no Município.

“É uma alegria muito grande poder ser uma referência a nível estadual com um projeto que começou lá em 2021 e que buscou recuperar nossas crianças que tiveram o seu processo de alfabetização prejudicado pela pandemia da Covid-19. É gratificante para a equipe poder ver que todos os investimentos que estamos fazendo na Educação têm dado esse retorno e, hoje, um projeto que começou aqui, em São Sebastião do Paraíso, será modelo a nível estadual para a Educação de Minas Gerais”, ressalta o prefeito.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, “a apresentação do nosso projeto Educação em Movimento significou a consagração de que estamos no caminho certo, com propostas educacionais voltadas exclusivamente para aqueles que mais precisam. Os assessores do Secretário Igor Alvarenga nos questionaram sobre as etapas que foram vencidas e os principais desafios”, conta.

De acordo com a assessora pedagógica, Elenir Novaes, a apresentação do projeto em BH, realizado pela equipe pedagógica da Educação, vem para reforçar a importância de ações efetivas no espaço educacional. “Quando existe unidade de ações, o alcance é amplo. Nesse processo conseguimos compartilhar com a equipe da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a importância do aprimoramento e investimento no nível do conteúdo, no conhecimento e na habilidade do professor e no envolvimento dos alunos dentro da perspectiva de melhoria e aprendizagem a larga escala. Essas ações têm produzido resultados coerentes com nossas aspirações para a rede municipal”, completa.

Já a assessora pedagógica Léa Aparecida de Carvalho Ribeiro destaca que a visita na SEE foi muito importante para nossa Educação Municipal. “Acreditamos na educação como ferramenta de transformação.a Que a nossa experiência com a Intervenção Pedagógica possa ser uma referência para outros municípios, e que muitas crianças possam ter a oportunidade de aprender a ler e escrever e assim seguir sucesso com seus estudos”, finaliza.