Programa de Educação Ambiental marca o Dia Mundial Do Meio Ambiente

05/06/2023

Nesta segunda-feira, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e para comemorar a data, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), deu início à gincana de arrecadação de materiais recicláveis em todas as escolas municipais, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, abrangendo no total mais de 3.500 alunos.

A primeira fase teve início em maio e vai até o dia 7 de junho. Os participantes da gincana sustentável foram visitar o aterro sanitário e conheceram o destino da maioria dos resíduos que são recolhidos nas portas de suas casas. A próxima etapa, que começa em junho e vai até novembro é a arrecadação de materiais recicláveis, que serão levados às escolas pelos próprios alunos e em seguida destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acassp), para que sejam comercializados e encaminhados à reciclagem.

Será campeã a escola que arrecadar a maior quantidade de recicláveis ao final da gincana, em quilos per capita. A premiação será um dia de lazer no Hotel Termópolis para os alunos. Haverá também premiações parciais para as escolas vencedoras de cada mês. “Estimular a separação dos resíduos e a reciclagem, principalmente entre crianças e adolescentes, mais do que benéfico ao meio ambiente, é um trabalho de formação de cidadãos, de uma geração mais consciente acerca dos impactos da nossa sociedade na natureza e na saúde”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto.

A repercussão da gincana tem sido positiva, tanto que outras escolas e colégios já manifestaram interesse em conhecer o aterro sanitário e o trabalho de coleta seletiva realizado em Paraíso. Outro lançamento recente da Prefeitura é o Programa Ciclo Verde, que objetiva a reciclagem de resíduos de poda e jardinagem. O material está sendo triturado, resultando em um produto disponível para doação aos interessados e que pode ser utilizado em diversas finalidades, como compostagem, forragem de solo agrícola e de aviários, aproveitamento energético em fornos e caldeiras entre outros.

As mudas de árvores produzidas no Parque da Serrinha também ganharam cuidado especial: agora o viveiro possui sistema automatizado de irrigação. Outras ações que merecem destaque são as visitas guiadas no Parque da Serrinha, a fiscalização e correção de lançamentos irregulares de efluentes nos cursos d’água e a elaboração de projetos de lei e decretos que modernizam a legislação municipal na área ambiental. Quer saber como destinar seu resíduo de forma adequada? Acesse https://www.ssparaiso.mg.gov.br/secretarias/10/meio-ambiente.