INPAR apresenta situação preocupante à servidores da Educação

16/05/2023

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, o Inpar, apresentou na noite dessa segunda-feira, 15 de maio, aos servidores da educação pública municipal, números preocupantes em relação à autarquia e que revelam que se nada for feito com a participação efetiva dos servidores públicos, a situação pode vir a ser ainda pior. Hoje, o déficit mensal do Instituto é de pouco mais de R$ 100 mil. Considerando a despesa atual, a projeção é que o déficit atuarial do Inpar chegue a mais de meio bilhão de reais nos próximos 30 anos, inviabilizando que hoje os servidores efetivados com pouco tempo de carreira consigam se aposentar se nada for feito.

Durante sua explicação, o presidente do Instituto, o vice-prefeito Daniel Tales, contou que o pagamento da folha dos servidores aposentados e pensionistas é feito com base no recolhimento de 14% de contribuição da folha do servidor e complemento de mais 20% do patronal, o que gera uma receita de aproximadamente R$ 2,4 milhões, no entanto, a despesa do Inpar, hoje, é de cerca de R$ 2,5 milhões.

Daniel explica que o déficit de R$ 109.612,25/mês é compensando pela Prefeitura, que desde o início da Administração 2021/2024 nunca deixou de repassar esse valor, garantindo, assim, o pagamento integral da folha do servidor aposentado e pensionista. Atualmente, no instituto, que neste ano completou 31 anos de fundação, tem 495 servidores aposentados e 139 pensionistas, totalizando 634 servidores.

ADMINISTRAÇÕES PASSADAS

O presidente do Inpar ressaltou que a dificuldade que hoje o Instituto enfrenta muito se dá a falta de comprometimento de Administrações passadas que nunca repassaram corretamente ao INPAR os repasses mensais devidos (desconto do servidor e o patronal), que de 1995 a 2018, corrigido pela taxa Selic, chegaria ao montante de R$ 43.906.594,39.

Além deste valor, Daniel pontuou ainda as mais de 200 pastas em atraso desde 2015 aguardando a compensação previdenciária do INSS, valor que chega a R$ 29 milhões. “Tudo isso são recursos que poderiam estar sendo aplicados, garantindo a aposentadoria dos servidores. Precisamos envolvimento destes, que as pessoas espalhem as informações reais. Precisamos nos interessar mais pelo Inpar”, pediu.

INPAR HOJE

Daniel Tales destacou durante a apresentação que o único prefeito na história do Instituto que nunca deixou de repassar os valores, além de aportes necessários para a saúde financeira do Inpar, foi o prefeito Marcelo Morais. “Graças aos investimentos e aportes feitos pelo prefeito, hoje o Inpar conseguiu juntar R$ 4.040.261,38 de recurso aplicados, mas isso é muito pouco para que consigamos garantir a aposentadoria dos servidores”, ressaltou.

Durante a explanação, os servidores presentes demonstraram espanto e preocupação com a situação do Inpar e com as suas aposentadorias. A professora Carla Maria da Silva Barbara, destacou que os números são assustadores, e que já havia um certo murmúrio de que a situação do Inpar não era boa.

“Não imaginávamos que fosse tão ruim assim esses números. Acredito que é realmente necessário que haja um conselho e a participação dos servidores para que haja fiscalização. Como o Daniel passou, hoje o prefeito, que é um bom gestor e presta auxílio ao Instituto, repassa o déficit que existe de quase R$ 110 mil. Mas será que quando eu tiver idade de aposentar, apesar de já ter o tempo de contribuição, vou conseguir receber o valor que dê pelo menos para eu me manter? Trabalhei a vida toda para isso”, destaca.

Conforme a professora, é importante que exista um conselho fiscal, uma vez que a atual gestão não será perpétua. “É preciso que haja uma organização, para que o próximo que assumir o Inpar continue nesse ritmo. O que me deixa apreensiva é por que ninguém sabia dessa situação, por que nunca foi divulgado? É preocupante”, completa.

Por fim, Daniel ressaltou a importância do servidor ter interesse pelo Inpar, uma vez que muitos só buscam saber sobre o Instituto quando estão próximos de se aposentar, pensando na própria aposentadoria. “Precisamos da participação efetiva de todos, inclusive em formas de colocar à frente da gestão do Inpar pessoas que tenham conhecimento sobre o que é a Previdência, que sejam certificados e que saibam lidar com todas as situações, uma vez que a situação é preocupante e o Instituto corre risco, inclusive, de ficar sem dinheiro futuramente para pagar o servidor aposentado e pensionista”, finaliza.

INPAR apresenta situação preocupante à servidores da Educação

ADMINISTRAÇÕES PASSADAS