Prefeitura de Paraíso promove Primeira Gincana Sustentável

15/05/2023

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), deu início nesta segunda-feira, 15 de maio, a Primeira Gincana Sustentável que será realizada com os alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino. O objetivo, além de conscientizar os alunos sobre a destinação correta de materiais recicláveis, visa também a redução do volume de lixo que chega ao Aterro Sanitário Municipal.

Nesta manhã, iniciou-se a primeira etapa da Gincana, com as visitas ao Aterro para que os alunos tenham noção do volume de lixo que é gerado no município e como a coleta seletiva, cujos os materiais poderiam ser destinados às associações de reciclagem, reduziria consideravelmente o volume que chega até ao aterro, aumentando assim sua vida útil. Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Morais, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, e sua equipe; e pelo Cidassp.

Conforme destacou o prefeito Marcelo Morais, o início desta campanha tem como foco transformar São Sebastião do Paraíso na cidade mais limpa do Brasil. “É um desafio muito grande, mas hoje, com essas crianças aqui, vimos que é uma campanha que tem tudo para dar certo e eles estão interessados em participar desse processo”, destacou.

Marcelo enfatiza que hoje o Município de São Sebastião do Paraíso, tanto zona urbana quanto rural, produz cerca de 50 toneladas de lixo por dia, um custo operacional desde a coleta e limpeza urbana até a manutenção do aterro de R$ 700 mil/mês.

“Este é um número que conseguimos reduzir drasticamente se tivermos uma campanha de reciclagem que funcione efetivamente. É o momento de fazermos isso porque estamos com a recuperação do aterro, com a construção de uma célula nova, ou seja, consertando mais um problema grave que pegamos”, ressalta.

O prefeito acrescenta ainda que é o momento de plantar a semente nessas crianças do cuidado com o meio ambiente, do local onde eles vivem e da importância da separação do lixo da forma correta para que o aterro tenha uma vida útil ainda maior.

O secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, ressalta que nesta primeira etapa serão realizadas visitas para que as crianças de 1º ao 5º ano conheçam o aterro, visitas estas que devem acontecer nos próximos 15 dias com todas as escolas municipais. “Queremos mostrar para essas crianças o que acontece com o lixo a partir do momento que ele sai da porta de suas casas. O primeiro impacto é importante para que desperte no aluno a importância da separação do lixo para que se reduza o volume que chega até ao aterro. Quando menos lixo é encaminhado para o local, mais recursos economizamos para investir em outras áreas”, completa.

A superintendente do Cidassp, Thais Ferreira Júlio, enfatiza a importância da gincana para a orientação e conscientização da população, uma vez que as crianças levam para casa tudo o que aprendem na escola. “A gincana, além de contribuir com a redução do volume de lixo que chega ao aterro sanitário, também premiará alunos e escolas que mais contribuírem com a ideia”, explica.

A primeira fase, com as visitas guiadas, acontece do dia 15 de maio ao dia 7 de junho. Do dia 01 de junho a 22 de setembro será realizado o concurso onde os alunos produziram um reels sobre a importância da reciclagem. Do dia 6 de junho ao dia 01 de dezembro será a etapa da coleta e recebimento de materiais recicláveis nas escolas.