Reunião discute implantação de local dedicado à Delegacia da Mulher

11/04/2023

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de abril, reunião envolvendo representantes do Poder Executivo, Legislativo, Polícia Militar e Polícia Civil para tratar da instalação de um ponto dedicado exclusivamente à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a DEAM. O objetivo é que as mulheres tenham um local onde possam se sentir mais à vontade para procurar ajuda e ter a proteção em casos que envolvam violência doméstica.

Conforme destacou o prefeito Marcelo Morais, este é mais um passo que a Prefeitura dá para fortalecer a segurança no Município, uma vez que já foi identificado a necessidade de um local onde possa haver um trato mais pontual para as mulheres no sentido de dar condições para que seja dado uma resposta rápida a qualquer tipo de violência contra a mulher, mantendo um trabalho coeso entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. A Prefeitura indicou alguns locais onde possa haver o possível atendimento a esta demanda, trabalho este que deve ter resultados dentro dos próximos 60 dias.

A vereadora Cidinha Cerize, presidente da Comissão de Educação e Saúde, destacou que é importante um espaço exclusivo para o atendimento da mulher vítima de violência para que seja pleiteado junto ao estado uma delegada mulher para atender a esta demanda. “É uma conquista importante para o nosso Município. Hoje estive aqui, a convite do vereador Vinício Scarano, que organizou a reunião junto ao prefeito, e foi ótimo porque pudemos debater a importância da centralização desse atendimento e acolhimento dessas mulheres em Paraíso”, explica.

Conforme destaca o chefe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Tiago Bordini, esta é uma reivindicação antiga por parte da sociedade e também da Polícia Civil. “Hoje iniciamos as tratativas para a implementação e criação definitiva desta delegacia, fazendo com que o atendimento às mulheres vítimas de violência seja mais qualificado e reservado, propiciando que mais vítimas se sintam à vontade para buscar ajuda”.

Para o responsável hoje pela Delegacia da Mulher em Paraíso, Carlos Brasil, é um ganho para a população, uma vez que a demanda é alta e é necessário que exista um trabalho mais humanizado. “Um local próprio para esses atendimentos propicia uma maior segurança para que essas mulheres procurem ajuda. A procura pela DEAM tem aumentado, grande parte em razão da conscientização que as mulheres têm e também do envolvimento da população na luta contra a violência doméstica. Toda denúncia pode ser feita pelo 190 ou anonimamente pelo 181”, destaca.

A policial militar Márcia Azevedo Couto Flores, responsável pela Patrulha Maria da Penha do 43° Batalhão da Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso, também destaca o atendimento humanizado que as mulheres poderão ter com uma delegacia em local próprio. “Desta forma, poderão expor o que passam de maneira mais tranquila, já que hoje, na Delegacia Regional, existe o fluxo de atendimento de outras demandas e assim elas acabam se sentindo expostas. Um local especializado, a mulher consegue ser mais acolhida e não se sentir expostas”, declara.

Márcia acrescenta ainda que hoje a alta demanda desses atendimentos está atrelada a conscientização das mulheres em denunciar o agressor em caso de violência. “Existe uma rede de enfrentamento à violência doméstica, envolvendo diversos órgão no Município, para dar mais segurança a essas mulheres. É importante que antes de mais nada seja registrada a ocorrência e, a partir desta ocorrência, nós tomamos conhecimento e prestamos um atendimento encaminhando-a para os órgão que compõem a rede. Muitas mulheres não têm conhecimento dos direitos que ela têm e dos órgão públicos que ela pode receber apoio”, finaliza.