Prefeitura retoma projetos de promoção em saúde

03/02/2023

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, um aulão inaugural com alunos dos projetos de promoção da Saúde realizados pelo Município, entre eles o Vida Ativa, Hidroginástica, Dança e Alongamento. Em breve, também haverá ampliação do projeto para atividades de caminhada e academia ao ar livre, para toda a população.

O aulão contou com a presença do prefeito Marcelo Morais, que além de dar boas-vindas aos participantes, também participou das atividades e interagiu com os presentes. Os projetos são destinados a adultos acima de 18 anos que tenham o encaminhamento pela Unidade de Saúde da Família. As atividades, além de colaborar para a promoção em saúde, também ajudam os pacientes no processo de recuperação e reabilitação, ajudando a desafogar o fluxo de pacientes que procuram a rede para o tratamento de doenças.

Conforme a coordenadora da Saúde da Família, Marina Barbosa, para o início deste ano, foram investidos aproximadamente R$ 20 mil na compra de equipamentos como halteres, colchões, elásticos entre outros materiais para proporcionar à população maior qualidade na realização dessas atividades.

“É comprovado cientificamente que as atividades físicas contribuem muito para a prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes entre outras, por isso idealizamos esses projetos para a Saúde, porque através das atividades físicas como Hidroginástica, Vida Ativa, Dança, conseguimos atingir esses objetivos”, explica.

Marina acrescenta ainda que a intenção é ampliar esses projetos para o público noturno, além da Academia ao Ar Livre monitorada por um professor, caminhada em frente à Câmara Municipal e na Lagoinha às terças e quintas, trazendo para a comunidade uma extensão maior de possibilidades de atividades físicas.

“A atividade física é a melhor promoção de saúde que pode haver, para melhoria da qualidade de vida da população. Ajuda a desafogar as unidades básicas de saúde, que é o atendimento primário, evitando complicações e até possíveis internações”, finaliza.