Prefeitura anuncia IML para Paraíso

22/12/2022

Após árduo trabalho de articulação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Minas Gerais junto ao Governo de Minas e à Polícia Civil de Minas Gerais, foi oficializado no Município a implantação de um Instituto Médico Legal (IML) que terá à sua disposição 3 médicos legistas para atender a demanda do Município e cidades circunvizinhas.

Hoje, as autópsias são realizadas no Município de Formiga (MG), Passos ou Alfenas, o que, dependendo da situação, causa transtornos às famílias que precisam sepultar seus entes queridos. O IML deverá ser estruturado onde foram realizadas as autópsias no passado, no Cemitério Municipal. No entanto, deverá ser fornecido outro local, ficando a critério dos médicos legistas a escolha do melhor espaço para a realização desses serviços.

Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, este é um trabalho que vem sendo articulado desde a época em que ele era vereador. “Agradecemos muito ao delegado Tiago Bordini, que nos ajudou nessa articulação junto ao Edson Rogério de Morais, delegado-titular do 18º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais em Poços de Caldas e ao Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, que viabilizou o atendimento desta demanda para nossa cidade”, ressalta.

O prefeito destacou ainda que esta é uma das maiores conquistas da Administração, que sempre se compadeceu com a situação das famílias que necessitam deste atendimento. “Sabemos do sofrimento que é para essas famílias terem que aguardar a liberação do corpo de um ente querido para que possa ser sepultado, muitas vezes esse corpo sendo deslocado para Formiga ou cidades distantes onde hoje existe o serviço. Para nós é uma alegria e satisfação muito grande poder realizar esse sonho, entre tantas outras conquistas desta gestão”, acrescenta.

O médico Daniel Tales comenta que a conquista, um trabalho de articulação realizado pelo prefeito desde a época em que era vereador, é de extrema importância para a cidade e que, agora, as famílias não precisam mais sofrer aguardando para se despedir de um familiar ou ter que deslocar para a realização de um corpo de delito, por exemplo. “É um dia importante para nossa cidade, quantas famílias já sofreram pela ausência de um IML em Paraíso? Para mim, como médico, é uma vitória muito grande essa conquista", destaca.

Para o delegado Edson Morais, a perspectiva é bastante positiva. “Esta é uma demanda que já vinha sendo acompanhada pelo chefe-geral da Polícia Civil. Esses servidores que serão nomeados ajudarão a dar muito mais celeridade aos trabalhos que hoje são realizados em municípios de referência”, comenta.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso, Tiago Bordini, “os serviços médicos-legais hoje são realizados por municípios vizinhos, sendo necessário o deslocamento das vítimas para esses exames. Com a perspectiva do IML em Paraíso, os trabalhos serão realizados de forma muito mais humana e um momento de muita fragilidade para essas famílias”, completa.

Além do IML também foi realizada a entrega de viatura zero quilômetro para a Delegacia de Polícia de Paraíso, por intermédio do deputado federal Marcelo Alvaro Antônio, que destinou recursos para este fim. A viatura deve atender a demandas importantes no desempenho das atividades da Polícia Civil.