Prefeito Marcelo é reeleito presidente do Cidassp

15/12/2022

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, eleição para nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp). O prefeito Marcelo Morais, por unanimidade, foi reeleito ao cargo para o biênio de 2023/2024. O Cidassp, que hoje integra 9 municípios da região, é responsável pelo desenvolvimento ambiental sustentável no saneamento básico, buscando alternativas para destinação correta de resíduos sólidos para promoção da preservação ambiental.

De acordo com a superintendente do Consórcio, Thais Ferreira Júlio, o Cidassp tem realizado diversas ações na busca por soluções para a destinação dos resíduos sólidos de acordo com a necessidade de cada Município. “Estamos trabalhando também com a finalização do objetivo do Consórcio, para que ele possa ser multifinalitário e, a partir desse momento, não trabalhar apenas com a destinação de resíduos, mas outros assuntos que sejam de interesse de cada município consorciado”, ressalta.

Conforme destaca o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, o Cidassp realiza um trabalho primordial no Município em relação à destinação correta de resíduos sólidos. “Quando falamos em Meio Ambiente, não podemos pensar de forma isolada, precisamos pensar coletivamente. Qualquer decisão que seja tomada de forma consorciada, terá frutos muito melhores como a primeira licitação para destinação adequada de resíduos sólidos. Hoje os municípios podem destinar os resíduos para um aterro licenciado, a um custo muito melhor que se fosse fazer isso individualmente. São soluções que além de contribuir para gestão ambiental adequada, também contribui para a economia financeira dos município”, finaliza.

Entre os municípios que integram o Cidassp, além de São Sebastião do Paraíso, cidade sede do Consórcio, estão Capetinga, Cássia, Fortaleza de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Passos, Pratápolis e São Tomás de Aquino. Com a nova eleição, a diretoria ficou composta pela presidência do prefeito de Paraíso, Marcelo Morais; vice-presidente o prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva; diretor administrativo-financeiro o prefeito de Monte Santo de Minas, Carlos Eduardo Donnabella; e diretora técnico-operacional a prefeita de Jacuí, Maria Conceição dos Reis Pereira.

O secretário executivo ficou o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso, Renan Jorge Preto; técnico operacional o engenheiro ambiental, Gabriel Neri Cruz Novais, e a superintendente do Cidassp a Engenheira Ambiental Thais Ferreira Júlio. O Conselho Técnico é formado por Andyara Machado Mendes Miranda, Gabriel Neri Cruz Novais, Gabriela Marquete Cáris, Gisele Freiria, Lucas Horta Maia, Luiza Parreira Izidoro, Osmany de Paula Campos Sobrinho, Rodolfo Moreira Carvalho e Vinícius Augusto Ribeiro Borges.