Saúde promove ações na Praça da Estação

31/10/2022

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, Vigilância em Saúde, Laboratório de Infectologia e Atenção Primária, realizou nesse sábado, 29 de outubro, diversas ações voltadas para a população, entre elas a “Feira de Adoção” do Abrigo Municipal de Animais, a testagem para identificar casos de sífilis, além do exame citopatológico e encaminhamentos para a mamografia. Também foi realizada uma ação conjunta com a Associação de Combate ao Câncer (Acca) em celebração ao Outubro Rosa, com diversas atividades.

Durante a Feira de Adoção, que se iniciou às 9h com as demais ações, 7 dos 14 animais levados pelo Controle de Zoonoses encontraram um novo lar. Conforme o coordenador do setor, Luciano Santana, “quem tiver o desejo de adotar um cãozinho pode entrar em contato pelo telefone/WhatsApp 3539-1040, pelo Instagram @adotaparaiso ou ir direto no Canil Municipal de São Sebastião do Paraíso”.

Também, em celebração ao Outubro Verde e Outubro Rosa, foram realizadas duas importantes ações: a testagem contra a sífilis e o exame citopatológico. Contra a sífilis, foram testadas cerca de 80 pessoas, deste número, 8% deram positivo. A coordenadora da Infectologia, Dayana Vilas Boas ressalta que a sífilis é uma doença silenciosa, mas tem cura.

“É importante que a população procure fazer a testagem, pois a sífilis é uma doença silenciosa e que também pode levar ao óbito se não tratada. A testagem pode ser realizada em todas as USF’s e também no Laboratório de Infectologia”, ressalta. Também ficou aberta a unidade da Vila Mariana para que as mulheres de 25 a 64 anos pudessem realizar o exame citopatológico, mas aquelas que não puderam comparecer podem procurar a sua USF mais próxima para realizar os exames e pegar encaminhamento para a mamografia.

Conforme a diretora de Saúde, Adriana Rogeri, essas parcerias com as associações, ONG’s e sociedade de forma geral são bastante positivas para a prevenção e promoção da Saúde. “Precisamos sempre estar alertas e lembrando às pessoas da necessidade de se realizar os exames preventivos dentro da frequência recomendado para que no caso de um câncer, por exemplo, o prognóstico seja vital para que haja o tratamento e cura da doença. A parceria realizada neste final de semana foi uma parceria de sucesso”, finaliza.