Concurso Municipal “O Paraíso dos Cafés Finos”

30/06/2022

Nosso município possui condições climáticas, topográficas e de recursos hídricos favoráveis à produção de cafés de alta qualidade. Em vista dessa vocação natural e, buscando enaltecer nossos cafeicultores, foi instituído o Concurso Municipal de Cafés de Qualidade “O Paraíso dos Cafés Finos”.

O Concurso acontece anualmente e, a partir de 2022, o evento de anúncio dos vencedores ocorrerá sempre na sexta-feira da segunda semana do mês de novembro. Além de unir representantes de toda a cadeia cafeeira da cidade, o evento premia os cinco primeiros colocados, com apoio dos patrocinadores. Conheça as empresas que apoiam o Concurso conferindo nossa revista da última edição clicando aqui.

O SELO "O PARÁISO DOS CAFÉS FINOS"

O Concurso Municipal “O Paraíso dos Cafés Finos”, bem como seu selo, foram instituídos pela Lei Municipal 4.692, num cenário de convergência de esforços para tronar o cafeicultor paraisense como referência nacional, e até mesmo internacional, na produção de cafés especiais. Os 20 primeiros colocados do Concurso de cada ano ganham o direito de utilizar o selo no empacotamento do seu café, de forma a agregar valor na comercialização da safra classificada.

ANÁLISE SENSORIAL DOS LOTES

As amostras participantes do Concurso passam pelas seguintes etapas:

• Preparo pelas cafeeiras;
  • Codificação pela equipe da EMATER, de modo que na etapa seguinte as amostras sejam identificadas apenas por números, e não pelos nomes dos produtores, garantindo a total integridade do Concurso;
  • Análise sensorial para atribuição da pontuação a cada amostra, pela Comissão Julgadora. Nesta análise é possível verificar todos os atributos do café, como: fragrância, corpo, doçura, acidez, ausência de defeitos, finalização, equilíbrio e avaliação global, atribuindo notas 0 a 10 pontos às amostras.

A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes Classificadores:

• Aliomar Fernandes Sobrinho;
  • Antônio Fagundes de Souza Junior;
  • Diego Neri de Sousa;
  • João Bernardo de Medeiros Neto;
  • José Vitor Oliveira;
  • Willian Mafra Fagundes de Oliveira.

Conheça os finalistas de cada ano do Concurso Municipal “O Paraíso dos Cafés Finos”:

1º Colocado – Luiz Sérgio Marques

2º Colocado – Davi Resende dos Reis

3º Colocado – Claudeci Fernandes

4º Colocado – João Jaguaribe Alencar de Moura

5º Colocado – Antônio Adolfo de Souza

2020 (CONFIRA A REVISTA CLICANDO AQUI)

1º Colocado – Adilson Carvalho dos Santos

2º Colocado – Marcelo Safatle Soares

3º Colocado – Dagmar Resende Pimenta

4º Colocado – José de Souza Uzae

5º Colocado – Marco Aurélio da Silva e Outros