Prefeitura discute Congada e propõe novo local

15/06/2022

Em reunião com representantes dos ternos de congo e moçambique na noite de terça-feira, 14, no Teatro Sebastião Furlan, o prefeito Marcelo Morais propôs às agremiações realizar a tradicional festa da Congada do fim de ano em novo local – em frente à Câmara Municipal, no Jardim Mediterranèe, mantendo apenas a parte religiosa na Praça comendador José Honório (matriz), no período de 26 a 30 de dezembro.

O prefeito elencou os benefícios que a festa terá em termos de estrutura se for realizada neste novo local, entre eles mais espaço, segurança e conforto, tanto para os ternos como para as pessoas que vão assistir aos desfiles. “Tenho empresas interessadas em patrocinar a festa e é preciso pensar grande, patamar Olímpia, por isso peço a vocês apenas uma oportunidade. Caso não dê certo, no ano que vem a festa volta para o centro da cidade”, disse Marcelo.

Por terem diretoria, os representantes dos ternos pediram um prazo para debaterem a proposta junto aos demais componentes e um novo encontro está marcado para o dia 30 de junho, no mesmo local, quando será dada uma resposta. “Independente de qual seja, a Prefeitura vai realizar a festa com muita organização e sem interferência de terceiros”, disse o prefeito. A praça de alimentação, por exemplo, será cedida às entidades assistenciais do município.

Presentes à reunião, os integrantes do Reinado pontuaram sobre um espaço específico para eles e as imagens (em réplica) dos santos padroeiros da festa, caso os desfiles aconteçam em outro local. O levantamento das Bandeiras no dia 8 de dezembro, as missas no final da tarde e toda parte religiosa será mantida na Praça da Matriz. Houve debate quando o prefeito questionou os ternos sobre a defesa deles em relação à parte religiosa e os poucos componentes que comparecem a estas manifestações durante o dia, sendo que, à noite, no desfile, o número é muito maior. “É preciso punir quem não cumpre a parte religiosa”, ressaltou Marcelo.

Uma Comissão Organizadora será montada para organizar a Festa da Congada do fim de ano. A princípio, já integram o grupo o prefeito Marcelo Morais, o secretário de Educação e Cultura, Lucas Cândido de Oliveira e o chefe do Departamento de Cultura, Adriano Rosa Silva. Vereadores e representantes dos ternos e do Reinado também devem integrar a Comissão.

No momento, a Prefeitura finaliza consultas à Procuradoria Jurídica para realizar, já no mês de agosto, o primeiro repasse de verbas aos ternos. O montante é de R$ 200 mil e será utilizado exclusivamente para as agremiações, o que proporcionará um aumento significativo ao valor que eles recebiam em anos anteriores. O segundo repasse será em novembro. Se a festa for mantida na Praça da Matriz, toda a infraestrutura já está pronta, faltando, apenas, adquirir o cronômetro. Se houver mudança de local, o município fará nova licitação para a estrutura devido à grandiosidade que se espera para o evento.