Festa da Congada acontece com sucesso em Guardinha

30/05/2022

Com organização e determinação, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento Municipal de Cultura, promoveu no domingo, 29 de maio, a retomada da tradicional Festa da Congada e Moçambique no distrito de Guardinha — paralisada por dois anos devido à pandemia de Covid 19. O evento teve a participação de 17 ternos, sendo três de cidades vizinhas e contou com grande participação popular — ansiosa pela volta das batidas de caixa, cores, cantos e danças rítmicas.

O prefeito Marcelo Morais participou de todo o evento, incluindo no sábado, dia 28, quando aconteceu o “Praça Viva”, com show musical do Grupo Essência, sorteio de brindes e rua de lazer, em parceria com a Secretaria de Esporte e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp). O salão paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus também promoveu evento festivo com venda de prendas e bingo nos dois dias.

“A Prefeitura não mediu esforços para realizar a festa, de acordo com a vontade dos congadeiros e sem permitir interferências. Pretendemos manter desta forma, também, para a festa da congada do fim do ano e vamos reunir todos os representantes dos ternos e o reinado para discutir os preparativos, entre eles o repasse do recurso financeiro”, disse o prefeito.

Em Guardinha, foi servido almoço para todos os ternos e disponibilizado transporte para levar e trazer os congadeiros. As apresentações começaram ao meio-dia, após o término da missa solene, e se estenderam até por volta das 19h, quando o último terno levou para a igreja as imagens dos santos padroeiros da festa: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos e Santa Isabel.

Os representantes dos ternos agradeceram muito pela organização do evento em Guardinha e estão na expectativa pelos festejos de final de ano. Em recente reunião, o prefeito propôs a realização da congada de Paraíso em outro local, devido à dimensão que a festa tomou nos últimos anos e até para proporcionar maior conforto e segurança a todos os participantes. A ideia ainda será debatida.