Prefeito empossa novo Conselho do Patrimônio Histórico

26/04/2022

O prefeito Marcelo Morais deu posse na manhã de terça-feira, 26, aos membros que integram a nova composição do Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, para um mandato de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Conforme o Decreto municipal nº 6.042/2022, assume a presidência Marcos Antônio Zanin, tendo como 1º vice-presidente Lucas Cândido de Oliveira e 2º vice, Nelson de Paula Duarte.

Em sua fala, o prefeito agradeceu a disponibilidade de todos os novos integrantes e pontuou para uma atuação do conselho que seja impessoal em uma busca de um ponto de equilíbrio dentro das ações deliberativas e educativas em prol da cultura paraisense. “O município é constantemente questionado pelo Ministério Público nas ações relacionadas ao patrimônio, teremos desafios, mas a intenção maior é o trabalho em conjunto”, disse Marcelo. Ele informou ainda que, o dinheiro na conta do Fundo Municipal do Patrimônio (Fumpac) – hoje na ordem de R$ 570 mil, deve ser utilizado em ações para preservar os bens culturais e realização de eventos afins.

O 2º vice-presidente e secretário de Educação e Cultura, Lucas Cândido de Oliveira, solicitou atenção aos bens imateriais e materiais que têm muitas peculiaridades e que as reuniões serão para decidir não somente demandas para o conselho, mas, também ações educativas e culturais. Citou, como exemplo, a inauguração ainda neste semestre da reforma da Escola Municipal Campos do Amaral – tombada pelo Patrimônio Histórico e o desfile cívico em 25 de outubro, onde as escolas trabalharão temas relacionados ao bicentenário do município.

O presidente empossado, Marcos Antônio Zanin, agradeceu o convite para integrar e assumir o Conselho, dizendo que está de volta a Paraíso em definitivo depois de residir um tempo em Barretos. “Eu gosto de desafios como esse e conto com apoio de todos os membros com vistas a preservar nossa história que é meu profundo interesse”, ressaltou Marcos que mantém há quatro anos um grupo no Facebook intitulado “Vamos lembrar Paraíso”, onde sempre posta imagens de como eram no passado alguns pontos da cidade.

O chefe do Departamento de Cultura, Adriano Rosa da Silva, disse que o setor fará os agradecimentos formais à diretoria anterior – que teve o mandato encerrado no dia 31 de março, debateu com os novos integrantes como será o fluxo de trabalho do Conselho e alguns ofícios que necessitam de resposta. O departamento deve iniciar na próxima semana os preparativos para a festa da Congada e Moçambique em Guardinha, marcada para os dias 27, 28 e 29 de maio. A festa é um dos bens imateriais tombados pelo Patrimônio Histórico.

Integram também a nova composição do Conselho do Patrimônio: Letícia Maria Mandello Pimenta de Almeida (1ª secretária), Kátia Maria Alves Roncolatto (2ª secretária), Cinara Soares Caetano Vanoni (1ª tesoureira), Alessandro Calixto da Silva (2º tesoureiro), Adriano Rosa da Silva, César Messias de Souza, Flávia Marys Ferreira e Silva, Ilson José Aparecido, Marciléia dos Santos Borges Mariano, Moisés de Brito Ferreira e Sebastião Pimenta Filho (membros). A próxima reunião do grupo será no dia 5 de maio.