Choque de gestão reduz dívida total do Município em 35%

24/02/2022

Em um ano de gestão, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso reduziu a dívida total do Município de R$ 50.476.689,36 para R$ 32.688.375,00, ou seja, uma redução de 35,25%. Esses valores foram apresentados pela Prefeitura em Audiência Pública Quadrimestral realizada na Câmara Municipal na noite dessa quarta-feira, 23.

O valor da dívida flutuante do Município até 31 de dezembro de 2020 era de R$ 23.651.669,62, passando para R$ 8.652.705,66 até 16 de fevereiro de 2022, ou seja, uma queda de R$ 15 milhões - o que representa uma redução de 36,58%. Esses números chamam a atenção porque a dívida flutuante é uma dívida a curto prazo que precisa ser paga para manter a máquina pública funcionando, já que envolve prestadores de serviços e fornecedores.

Já a dívida fundada, aquela a longo prazo que envolve Copasa, Inpar, Pasep, Inss e BDMG, caiu de R$ 26.825.019,74 para R$ 24.035.670,00, ou seja, redução de R$ 2.800.000,00 - uma queda de aproximadamente 10% desse valor. Mesmo diante da impossibilidade de quitar dívida fundada na sua totalidade, já que é uma dívida que depende de parcelamentos, o objetivo da Administração é que nesses dois anos de gestão consiga reduzi-la de forma proporcional aplicando a mesma fórmula do primeiro ano de mandato.

Conforme ressalta o prefeito Marcelo Morais, a Administração, que iniciou com uma dívida de mais de R$ 50 milhões, entre fundada e flutuante, realizou um choque de gestão muito forte para economizar recursos para que a Prefeitura pudesse ter saldo para pagar a dívida flutuante do mandato anterior e de 2021 e, consequentemente, não ter problemas com fornecedores ao longo da gestão.

“Com o pagamento dessas dívidas em 2021, não iremos precisar nos preocupar com elas neste ano. Então, a tendência é que tenhamos recursos para que ao longo da gestão possamos ir quitando a dívida flutuante. Nosso objetivo é pagar pelo menos 50% desta dívida, caindo de R$ 8 milhões para R$ 4 milhões, além de nesses dois primeiros anos de mandato conseguir uma redução de 50% da dívida total, ou seja, de R$ 50 milhões para R$ 25 milhões”, destaca.

Por fim, o prefeito Marcelo Morais ressalta que todas as ações que foram realizadas, no sentido de reduzir a dívida do Município, foram para que em 2021 a gestão pudesse alinhar a máquina pública. “Tudo isto, para que começássemos a andar com investimentos em 2022 – já tendo sido realizado muito investimento em 2021. Queremos deixar a Prefeitura apta para que o próximo gestor possas trabalhar com mais tranquilidade, principalmente entregando uma Prefeitura sem dívida flutuante, já que a fundada é uma dívida um pouco mais demorada para se pagar devido ao seu número de parcelamentos”, finaliza.