Prefeitura atinge meta e castra mais de 4 mil animais

17/12/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, finalizou na quarta-feira, 15, o programa de castração de cães e gatos realizado no município. Com mais esta ação, a Prefeitura conseguiu castrar 4.164 animais somente neste ano. A ação faz parte do objetivo da Administração em dar mais qualidade de vida aos animais domésticos e reduzir o número de animais abandonados na cidade.

No primeiro mutirão, realizado em maio, a Prefeitura, em parceria com a ONG Ajuda, com o deputado Noraldino Junior e a Câmara Municipal, conseguiu realizar a castração de mais de 3,4 mil animais, entre cães e gatos. Desta vez, o mutirão, que iniciou no dia 7 e se estendeu até o dia 15, atendeu a 719 animais. A castração, que estava prevista para ser realizada até dia 17, precisou ser suspensa devido às condições climáticas.

Conforme destaca o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana da Mata, “conseguimos ultrapassar a marca de 4 mil animais castrados em nosso município em 2021, uma ação que foi inédita em Paraíso e em todo o Brasil. Em breve iremos colher os frutos dessa ação e é um projeto que, com certeza, daremos continuidade para o próximo ano. A castração, além de ser um ato de amor, também é uma forma de preservar a saúde dos nossos animaizinhos de estimação”.

Por fim, Luciano ressalta que o Departamento ainda enfrenta o desafio de atender aos animais que são abandonados em Paraíso, e que a castração é uma forma de combater isso. “É um processo um pouco lento, todavia, com a castração de mais de 4 mil animais, logo iremos colher os frutos dessa ação história promovida em nosso Município”, finaliza.

FOTOS: Bryan Felipe
LEGENDA: Em 2021 a Prefeitura realizou a castração de 4.164 animais, entre cães e gatos.