Projeto de rateio de R$ 5 milhões do Fundeb é aprovado

11/12/2021

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade em sessão extraordinária realizada na manhã deste sábado, 11, projeto de lei de autoria do Poder Executivo que prevê o rateio de R$ 5 milhões para profissionais da educação que recebem pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O abono irá contemplar todos os servidores que trabalharam ao longo do ano letivo de 2021, independentemente se já foram desligados ou permanecem em efetivo exercício.

Durante a sessão, o prefeito Marcelo Morais ocupou a tribuna para esclarecer pontos que foram questionados pelo Sindicado dos Servidores Públicos Municipais (Sempre). Em sua fala ele destacou os esforços da Administração para levar dignidade a toda a categoria da Educação, entre as ações estão a reforma de escolas, construção de creches e destinação de recursos aos caixas escolares.

O prefeito ressaltou que o objetivo da Administração é realizar todos os compromissos feitos com o cidadão, principalmente no que tange a valorização do profissional da educação. "Ninguém fazia nada para esses profissionais, quando tivemos a oportunidade, não pensamos duas vezes", destacou.

Conforme Morais, quando o projeto de rateio para a categoria da Educação começou a ser discutido no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, saiu na frente e realizou todos os trâmites necessários para que o projeto de lei pudesse ser enviado para a Câmara Municipal.

"Queremos valorizar a categoria, é o momento de reconhecermos o trabalho desses profissionais da educação, que vinha sendo deixados de lado. Enquanto gestor, estou muito contente de poder contribuir com isso.  Tanto eu, quanto o vice-prefeito Daniel Tales e o secretário de Educação, Lucas, e toda a nossa equipe, quer mostrar a cada cidadão que realmente queremos fazer uma política que chegue a toda população", finaliza.