Prefeitura promove 1º Seminário de Ciência e Tecnologia

03/12/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e Educação, realizou nesta quinta-feira, 2, o 1º Seminário de Ciência e Tecnologia, evento que integra a 8ª Semana de Ciência, Tecnologia e Educação. O seminário contou com palestra da médica Patrícia Guedes Braghini, com o tema “A Ciência Aplicada à Área da Saúde” e participação de estudantes, além de professores e profissionais da área da Saúde.

Patrícia idealizou e desenvolveu uma pesquisa que possibilitou o sequenciamento do genoma humano, que é capaz de detectar a presença de células cancerígenas na circulação sanguínea, além de outras doenças. Uma das ideias, segundo anunciou o vice-prefeito, Daniel Tales, é poder trazer essa pesquisa para ser desenvolvida no Município de São Sebastião do Paraíso.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa, destaca que o objetivo central desses seminários é discutir temas ligados a ciência, tecnologia e educação aplicado à sociedade. “No próximo ano, desenvolveremos um projeto por meio da Secretaria de Saúde com a parceria da Ciência e Tecnologia, assim essas discussões convergem para toda essa situação que estamos encaminhando”, destaca.

Na sexta, a Secretaria de Ciência e Tecnologia promoveu uma mesa de discussões com a temática “A ciência aplicada à vida da sociedade”, com participação dos médicos Hipólito Ferreira Paulino Neto, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Raphael Sanchez Nascimento, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).