Infestação da dengue continua em queda no município

26/10/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, realizou na última semana o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypt (Liraa) no município, tendo sido registrado um índice de 5,2%, ou seja, 3% a menos que o levantamento anterior, quando havia registrado 8%.

Conforme o coordenador do setor, Luciano Santana, o levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de outubro, revelando uma queda na infestação do mosquito da dengue no município. “O resultado desse trabalho foi de 5,2%, abaixo dos outros dois últimos resultados desse ano, em janeiro 10,0% e no mês de março, 8,0 %, porém alto diante do índice aceito pelo Ministério da Saúde que é de 1,0 %”, ressalta.

O coordenador lembra ainda que estamos no período de chuva intercalado com sol intenso, o que contribui para a proliferação do mosquito. “A remoção dos possíveis focos ajuda também na diminuição do número dos pernilongos, que é comum nessa época do ano. Os agentes de endemias estão por toda cidade e pedimos que os moradores ajudem na hora da visita, facilitando a entrada do agente. E lembrando que para interromper o ciclo do Aedes, basta eliminar qualquer tipo de água parada”, finaliza.