Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

22/09/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira, 21, sua VII Conferência para debater o tema “Saúde pós-pandemia e os seus desafios”. Durante a reunião, que aconteceu ao longo do dia no Teatro Municipal Sebastião Furlan, sendo finalizado com o levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, os profissionais debateram diversos eixos voltados para a Saúde do nosso município.

Entre os eixos debatidos estiveram o eixo da Vigilância em Saúde, da Gestão em Saúde, Saúde Especializada, Atenção Primária e Urgência e Emergência, dos quais saíram cinco propostas de cada eixo, que passaram pela aprovação dos delegados. Conforme destaca a presidente do Conselho, Eloíza Cristina Silva Amorim Silvestre, a Conferência é o momento que a população tem para pleitear propostas para melhorar a Saúde em nosso Município.

“A partir da participação dos usuários da rede é que temos a oportunidade de levar demandas de um bairro ou local específico para a Conferência e pleiteá-la para o Plano Municipal de Saúde, que estará em vigência de 2022 a 2025. Todas as propostas que saíram dos eixos, são importantes e irão contribuir e muito para a melhoria da Saúde do nosso Município”, destaca.

A secretária municipal de Saúde, Adelma Lúcia da Silva, ressalta que essas propostas que nasceram a partir das discussões dos eixos compostos para debatera a Saúde pós-pandemia, norteará os trabalhos para os próximos anos. “Na Conferência existe uma representatividade muito grande da população e dos setores envolvidos com a Saúde e é o momento que a população pode expor seus anseios e aquilo que se espera da Administração para a Saúde”, ressalta.

Para o prefeito Marcelo Morais, a ideia é fortalecer o Plano Municipal de Saúde, para que a Prefeitura consiga contemplar todas as propostas da Conferência. “Foram propostas muito interessantes e nós já estamos num planejamento de muitas das propostas que estão sendo contempladas e acreditamos que iremos conseguir colocar boa parte em execução. Precisamos agradecer muito a todo que participaram da Conferência e estão nos ajudando a desenhar a Saúde com a gente para que possamos dar um atendimento melhor à População”, completa.