Prefeitura assina termo de cooperação com Instituto Butantan

16/09/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso assinou no início da tarde desta quarta-feira, 15, termo cooperação com Instituto Butantan e a Unidade de Pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/USP, para os testes da ButanVac — nova vacina contra a Covid-19. A Prefeitura negociou junto às instituições a possibilidade de uma ajuda de custo no valor de R$ 250 por dose aplicada, mesmo com a disponibilidade do transporte cedido para a pesquisa, que será realizada em Ribeirão Preto.

No final da tarde, o prefeito Marcelo Morais e o vice, Daniel Tales, participaram de uma coletiva de imprensa para explicar o processo da pesquisa e fornecer mais informações à população, entre elas os critérios que é preciso para poder participar dos estudos, entre eles ter mais 18 anos, não ter tomado nenhuma dose da vacina e também não ter contraído a Covid-19.

A Prefeitura já disponibilizou, por meio de seu site, o formulário para inscrição. O processo de triagem desses voluntários será realizado na Câmara Municipal, neste sábado, dia 18, a partir das 9h da manhã. Os pacientes serão submetidos aos exames de SWAB e sorológico, para identificar se estes já tiveram a doença ou não.

Durante a coletiva, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou todo o processo da pesquisa. Nesta etapa a vacina, que já foi testada em seres humanos, será submetida a uma amostragem maior e não haverá o processo de placebo, desta forma, todo mundo que participar da pesquisa receberá a imunização com a Coronavac ou ButanVac. Todos os voluntários serão acompanhados pelos pesquisadores da USP e do Instituto ao longo de um ano, no final será divulgado os resultados da eficácia da vacina contra a Covid e suas variantes.

Por fim, o prefeito Marcelo Morais ressaltou a importância deste trabalho que será realizado junto ao Butantan, que possibilitará, além do Município poder participar de uma pesquisa que será história para o Brasil, também ajudará no avanço da vacinação em São Sebastião do Paraíso.