Prefeitura encaminha orçamento municipal à Câmara

03/09/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso encaminhou à Câmara Municipal nesta semana o projeto de Orçamento do Município para o exercício financeiro de 2022 para avaliação e deliberação dos vereadores. O orçamento total para o exercício do próximo ano, somando a Prefeitura, Câmara e Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Sebastião do Paraíso (Inpar) é aproximadamente R$ 332 milhões.

O orçamento previsto para a Prefeitura é de cerca de R$ 290 milhões — e está dentro do que a Administração Pública esperava para o próximo ano. Em números exatos, para o Município o orçamento ficou fixado em R$ 292.759.512,00; o da Câmara Municipal é de R$ 9 milhões e do Inpar R$ 30.771.113,00. O orçamento é peça fundamental para que a Administração consiga realizar serviços à população, além de manter a máquina pública funcionando sem nenhum problema.

Para o próximo ano, as pastas que mais demandam recursos continuam sendo a Saúde, com R$ 141.468.841,00, e a Educação, com R$ 60.401.878,79. Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, o que chama a atenção para o orçamento de 2022 é a quantidade de recursos vinculados, recursos estes que a Prefeitura já tem que realizar os investimentos, independente da situação – entre eles os índices constitucionais de 25% para a Educação e de 15% para Saúde. Do orçamento da Prefeitura, R$ 165 milhões são de recursos próprios e R$ 127 milhões vinculados, valores que correspondem a repasses dos governos federal e estadual para a Santa Casa, Hospital Gedor Silveira, Ação Social e Educação.

Segundo prefeito, o orçamento foi muito bem detalhado para que a Câmara Municipal não tenha dúvidas quanto à aprovação do Projeto de Lei, que contempla todas as Pastas com investimentos em diversas obras no Município para a construção de três creches até o final de 2022, duas escolas, asfaltamento da estrada e ruas do Distrito da Guardinha, Termópolis, além de asfaltamento de todas as ruas que faltam em Paraíso e investimentos no Esporte — com revitalização e reforma de diversos espaços esportivos que hoje estão completamente abandonadas.

“Está sendo uma dificuldade muito grande para a Administração ter que tocar a Prefeitura com orçamento do gestor anterior, devido à quantidade de cortes. Pela primeira vez, a Prefeitura tem recursos para fazer investimentos, mas não tem orçamento para executá-los. O gestor anterior se preocupou em fazer um orçamento para enxugar gelo”, ressalta Marcelo.

Segundo o prefeito, a falta de orçamento para concluir o ano de 2021 está sendo um desafio, mas a Prefeitura tem feito o possível para manter a Máquina Pública funcionando e não deixar de prestar serviços e realizar obras em nosso Município. “Mesmo diante das dificuldades, não paramos com os investimentos na comunidade, entre asfaltamento de ruas do Jardim Europa, América e Parque Industrial, e o principal: pagamento em dia dos servidores públicos municipais em chamada única, o que há muito tempo não era realizado”, finaliza.