Prefeitura assina contrato para reforma do Campos do Amaral

03/09/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso assinou, nesta quinta-feira, 2 de setembro, o contrato para a reforma e restauração da Escola Municipal Campos do Amaral, no centro. As obras terão início já na próxima semana. O valor investido na reforma do prédio gira em torno de R$ 1,8 milhão. A entrega da restauração à comunidade deve ocorrer no dia 1º de março de 2022 — dentro do calendário de comemoração do bicentenário de São Sebastião do Paraíso, que vai de 25 de setembro deste ano até 24 de outubro do ano que vem.

A reforma e restauração do prédio da instituição municipal de ensino é um anseio antigo da comunidade escolar paraisense, que estava preocupada com a segurança das crianças que estudam no local. O imóvel — que é centenário e tombado pelo patrimônio histórico, necessita de reforma geral. Para isso, as redes hidráulica e elétrica serão substituídas e o telhado, piso, paredes, calçada, sanitários, janelas e portas serão restaurados. Além disso, a escola ficará acessível para todos os seus alunos, respeitando as leis de inclusão.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido, que coordena o trabalho de reforma junto com o prefeito Marcelo Morais, o sentimento de poder dar vida ao projeto é “inexplicável”. “A obra no prédio do Campos do Amaral é um anseio da comunidade escolar desde 2013, momento em que eu era conselheiro do Patrimônio Cultural e que a diretora já compartilhava, durante as reuniões, as necessidades de interferências estruturais. Hoje participar do processo e vê-lo sair do papel tem um significado inexplicável. Temos um planejamento sólido de respeito as características históricas e faremos a restauração de alguns pontos, que serão verificados pela comunidade ao longo dos próximos meses”, afirma.

Ainda segundo o secretário, para o ato de devolução do prédio aos paraisenses, “será desenvolvido um projeto de Educação Patrimonial visando a salvaguarda da memória e a história do prédio escolar mais antigo de São Sebastião do Paraíso, haja vista que foi inaugurado em 1916, integrando as festividades dos 200 anos do nosso município”.

O prefeito Marcelo Morais destacou que a obra na Escola Municipal Campos do Amaral é apenas a primeira ação nesse sentido e que, até 2024, todas as instituições municipais de ensino serão reformadas. “No final do nosso mandato, todas as escolas do Município terão padrão de escolar particular. Faremos o maior investimento na Educação da história de São Sebastião do Paraíso. Tudo isso é porque estamos firmes no propósito de devolver ao cidadão aquilo que lhe é de direito, concluiu.