Santa Casa realiza primeira neurocirurgia em Paraíso

20/08/2021

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso realizou, nesta quinta-feira, 19, a primeira neurocirurgia de sua história. O procedimento de média complexidade foi feito em um homem que vive no município e foi considerado um sucesso pela equipe médica do hospital. Segundo informações do hospital, o paciente deu entrada na Santa Casa naquela madrugada com um sangramento cerebral, constatado após uma tomografia. Diante do fato, ele foi encaminhado para o centro cirúrgico, onde a nova equipe médica de neurocirurgia realizou um procedimento de drenagem de hematoma subdural.

De acordo com os médicos que participaram da intervenção, a primeira neurocirurgia realizada no hospital paraisense foi um sucesso e o paciente encontra-se sob cuidados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde se recupera bem. O provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, disse que a cirurgia realizada é um marco para a história da saúde local. “O que fizemos hoje foi muito importante. É uma conquista fantástica que só foi possível graças à parceria que fizemos com a Prefeitura de Paraíso e, também, com a ‘Laticínios Aviação’, que doou o equipamento para que pudéssemos montar a estrutura de neurocirurgia”.

Alvarenga também destacou que a parceria da Santa Casa com os municípios que integram o Consórcio de Saúde da microrregião de São Sebastião do Paraíso (Paraíso, Jacuí, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamogi e Pratápolis) trará conforto e segurança às populações dessas cidades, que contarão com os serviços de neurocirurgia no hospital paraisense a partir de agora. “Esse trabalho vai ser muito importante para muita gente. Estamos todos engajados no mesmo propósito, que é oferecer mais qualidade de vida às pessoas”.

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, também celebrou o sucesso da primeira neurocirurgia realizada no Município e classificou o momento como sendo “um dia especial”. “Em menos de doze horas depois do sangramento constatado, a equipe médica já havia realizado a cirurgia no paciente, que passa bem, graças a Deus. Tudo está caminhando da forma com que tem que ser, então, é um dia especial”.

Morais também lembrou das dificuldades enfrentadas pelas partes para poder viabilizar a prestação do serviço de neurocirurgia na Santa Casa de Paraíso e ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade. “Estamos muito contentes, porque nós brigamos muito para chegar nessa condição, arrumamos até algumas inimizades. Mas tudo que fizemos foi feito pensando em atender o povo. Gostaria de agradecer ao provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, ao doutor Vinícius e a todos os demais que estão à frente desse projeto, toda a equipe da Saúde que fez com que esse sonho se tornasse realidade”.

Por fim, o líder do Poder Executivo paraisense se lembrou daqueles que colaboraram politicamente para que a neurocirurgia, enfim, chegasse ao Município através da Santa Casa. “Quero agradecer também a Câmara de vereadores que, desde quando eu estava lá, também ajudou a chegarmos nesse momento. Aos prefeitos da microrregião, Daniel de São Tomás de Aquino, a Di de Jacuí, o Caburé de Monte Santo, o Ronaldo de Itamogi e a Denise de Pratápolis, o meu agradecimento especial. Todos serão responsáveis por deixar este momento épico para cada cidadão de nossa região. Foi importante o trabalho conjunto para, enfim, tentarmos ajudar Passos a minimizar os impactos na área de neurocirurgia para Paraíso e região. Nós estamos fazendo aquilo que combinamos com a população, que é dar dignidade para as pessoas, nada mais que isso. Devagarzinho nós vamos consertando a cidade”, concluiu o prefeito.