Biblioteca Municipal é destaque com lenda “Maria Engomada”

12/08/2021

A Biblioteca Municipal professor Alencar de Assis, no ano do bicentenário de São Sebastião do Paraíso, ficou em segundo lugar no programa nacional “Recodificando Vidas através da Tecnologia” (Recode), ao apresentar o projeto “A Lenda da Maria Engomada – versão musicada”. O projeto paraisense foi idealizado pela bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues e, pela colocação, a Biblioteca vai receber um notebook de última geração.

O Recode é um programa que valoriza os profissionais de biblioteca que lideram a implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município. O livro que originou o projeto premiado foi escrito em 2016 pelo escritor paraisense Reynaldo Formaggio, que se inspirou em uma antiga lenda urbana de São Sebastião do Paraíso. Ele cedeu sua obra para ser musicada com ilustrações da arquiteta baiana Iris Scuccato e a criação, bem como também toda a execução musical, foi dos músicos paraisenses Paulo Luiz e Vanessa Takahashi. O projeto contou, ainda, com a edição de vídeo da Secretaria Municipal de Comunicação, com suporte e subsídio da Gerência Municipal de Cultura.

“Concorremos com mais de 280 cidades do Brasil, ficamos em 2º lugar e fomos a única cidade selecionada do Estado. Isso nos rendeu até uma carta de parabenização da Superintendência das Bibliotecas de Minas Gerais.  Estamos muito felizes pelo reconhecimento e, também, com a premiação, que vai nos ajudar muito no nosso trabalho aqui na Biblioteca Municipal”, comemorou a bibliotecária Daniela.

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, ressaltou a importância do prêmio e do reconhecimento ao trabalho realizado na Biblioteca Municipal; “Em pouco tempo, já começamos a colher os frutos do trabalho feito com responsabilidade e respeito. A lenda da 'Maria Engomada' faz parte da nossa história e esse é, com certeza, um grande prêmio para todos nós paraisenses”.

CLIQUE AQUI e assiata ao VÍDEO premiado com a versão musicada da estória.