Paraíso fecha acordo para início de neurocirurgias

05/08/2021

Na tarde desta quinta-feira, 5, representantes dos poderes Executivo e Legislativo da microrregião de Saúde, entre eles Jacuí, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamogi e Pratápolis, reuniram-se com da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso para definir o início dos serviços de neurocirurgia pelo hospital. A reunião também contou com a presença de secretários de Saúde desses municípios, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a prestação dos serviços, bem como custos para as Prefeituras.

O provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, abriu a reunião destacando a importância desta prestação de serviço, que hoje não é realizado no Município de São Sebastião do Paraíso e cuja a demanda da microrregião é bastante alta. Conforme ressaltou, a Santa Casa está preparada para iniciar os trabalhos o quanto antes, com equipe já formada e equipamentos adquiridos para o início da prestação do serviço.

O prefeito Marcelo Morais comentou que sua batalha para conquistar esse serviço para o município precede sua vida política e foi uma das causas que o levou a se tornar vereador e, hoje, prefeito de São Sebastião do Paraíso. “Este é o dia mais importante do nosso mandato, a conquista deste serviço para nossos munícipes e, agora, quem sofrer um acidente que envolva qualquer tipo de trauma na cabeça, não vai precisar sofrer para ter esse atendimento”, ressaltou.

Morais ainda agradeceu o envolvimento de todos os prefeitos e a Câmara Municipal, que também teve papel fundamental para a conquista desses serviços. “É mais um marco para a cidade e, para mim, é o momento mais feliz do nosso mandato. Estamos há muito tempo lutando para isso e agora conseguindo colocar em prática. É mais um compromisso assumido com a população e que conseguiremos cumprir em menos de sete meses de mandato”, finalizou.

Segundo a secretária municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, Adelma Lúcia da Silva, esta é uma grande conquista para Paraíso e para os municípios que compões a microrregião de Saúde. “Vamos conseguir, agora, atender às cirurgias de trauma e cirurgias de coluna, e isso vai fazer com que a nossa demanda reprimida seja finalmente atendida. Só temos a ganhar com mais este serviço”, destaca.

Para a prefeita de Jacuí, Maria Conceição dos Reis Pereira, este é um sonho e que irá beneficiar muito sua cidade. “Sentimos muita firmeza nesta reunião e temos muito a agradecer, principalmente à gestão da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso que tomou frente para que isto pudesse acontecer hoje”, ressaltou. Segundo a secretária de Saúde de Jacuí, Flávia Sousa Proença, é um momento muito gratificante e, com isso, a demanda do Município poderá finalmente ser atendida. Temos hoje essa demanda e, muitas vezes, não conseguimos fazer esse remanejamento a tempo. Para nós é muito importante ter esse serviço aqui em Paraíso e disponível para nosso Município”, comentou.

Para a secretária de Saúde de São Tomás de Aquino, Isabela Guiraldeli Moreira, é um momento de grande valor para todas as cidades da região. “Não é somente em São Tomás de Aquino que existe esta demanda reprimida, acredito que com a abertura desses serviços, vamos conseguir atender à população com mais rapidez, que é o que nos preocupa: a demora no atendimento dos pacientes de neurocirurgia e também nas consultas”, destaca.

Hoje, o fluxo desses atendimentos é para o município de Passos que, de acordo com a secretária de Saúde de Pratápolis, Rosilene Antônia Silva, já não comporta mais a demanda. “Passos sempre nos atendeu muito bem, mas hoje está sobrecarregado. Com esse atendimento em Paraíso, é mais uma referência que vem para somar e atender da forma mais rápida possível os pacientes que necessitam deste atendimento”, finalizou.