Prefeitura abraça a campanha “Julho Amarelo”

22/07/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde e do Ambulatório de Infectologia, está intensificando neste mês de julho a importância da testagem das hepatites virais em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite, celebrado do próximo dia 28 de julho.

No município, já foram realizados mais de 159 testes somente neste ano, já tendo sido diagnosticado três pacientes com a hepatite do tipo C e um do tipo B. A doença é silenciosa, portanto, a única forma de detectá-la é através do teste rápido, e o tratamento, além de seguro, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora do Ambulatório, a enfermeira Dayana Villas Boas, diante do fato da doença quase não apresentar sintomas, e se não tratar no início, ela oferece riscos muito maiores à saúde no futuro. O Ambulatório tem estimulado a testagem em massa de pacientes, que pode ser feito tanto no próprio Ambulatório de Infectologia, quanto nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

“É muito importante que o cidadão faça o teste e esteja com sua vacinação em dia. Somente fazendo a testagem é que conseguimos diagnosticar a presença do vírus no organismo. A população pode procurar a Unidade de Saúde da Família e fazer o teste, não somente da hepatite, como também da sífilis e HIV”, completa.