Prefeitura realiza novo mutirão de combate à dengue

06/07/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde e do Controle de Zoonoses, realiza nesse sábado, 10 de julho, mais uma etapa do mutirão de limpeza para o combate à dengue no Município. A ação será realizada nos bairros San Genaro, Novo San Genaro, Jardim Europa e Cidade Industrial.

Conforme o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, é muito importante a participação de cada morador, que pode aproveitar esse momento para descartar todo aquele material que a coleta de lixo não recolhe e que pode ser um possível criadouro para mosquito Aedes Aegypti.

“Tudo o que pudermos recolher é importante para evitar o foco e a proliferação do mosquito, nada é em vão. Então, esse sábado é o dia para a pessoa aproveitar e descartar esses possíveis criadouro, seja um tanquinho velho ou fogão, pneu, lata, plástico, garrafa, enfim, tudo aquilo que ela tem no quintal e que ela não utiliza”, ressalta.

O Controle de Zoonoses tem uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), com a E-Descarte e com a Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). Juntos eles promovem também o recolhimento de colchões, óleo usado, lâmpada, materiais eletrônicos e recicláveis.

“No nosso último mutirão, que aconteceu no Santa Tereza e arredores, conseguimos recolher quatro caminhões grandes. Poderíamos ter recolhido mais, no entanto não tivemos tanta adesão. A população, às vezes, está trabalhando, e entendemos, mas ainda sim conseguimos remover muitos materiais. Precisamos que a população participe”, destaca Luciano.

Por fim, o coordenador ressalta que os mutirões estão sendo organizados conforme o número de casos de dengue notificados pela Vigilância em Saúde. “Estamos tomando todo o cuidado possível e trabalhando de forma segura. Todos os agentes estão de máscara, vacinados e uniformizados. O nosso trabalho da dengue não pode parar, e mesmo sem os mutirões, nossos agentes continuam fazendo as visitas domiciliares, devidamente uniformizados e com identificação”, finaliza.