Prefeitura anuncia construção de escolas e creches

14/06/2021

Na manhã desta segunda-feira, 14 de junho, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, anunciou a construção de duas escolas e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a cidade. O projeto deve subir para a Câmara para que vereadores possam deliberar e aprovar, possibilitando ao Município condições de dar andamento à proposta.

A construção dessas “escolas creches”, conforme o prefeito, se dará mediante a municipalização dos alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) que estão na rede estadual. Diante disto, cerca de 800 estudantes devem ser absorvidos pela rede municipal nos próximos dois anos. O recurso será proveniente de verba estadual, na ordem R$ 8 milhões.

Conforme o prefeito, a diretora da 35ª Superintendência Regional de Ensino em Paraíso, Maísa Barreto, procurou o Município para que pudesse ser agilizado esse processo, sendo destinado, inicialmente, uma verba de R$ 2 milhões para construção ou reforma das escolas para abrigar esses alunos.

Todavia, Morais ressaltou que seriam necessários R$ 8 milhões para abrigar esses alunos em dois turnos, ressaltado a dificuldade de remanejar estes dentro da rede. Segundo o prefeito, o Estado sinalizou a possibilidade da disponibilização do recurso que deve ser utilizado para a construção de duas escolas, além de duas novas creches, e que dependerá da aprovação da Casa Legislativa de São Sebastião do Paraíso.

A ideia é construir uma “escola creche” no Parque Belvedere, com capacidade para 400 crianças em dois turnos, além de uma creche ao lado para 150 crianças. O objetivo é acolher todos os alunos daquela região, tendo em vista que grande parte precisa atravessar a rodovia BR 491 para poder estudar. Com esta nova escola e creche, o fluxo de alunos do Jardim Itamaraty, do próprio Belvedere, João XXIII, São Francisco e Alvorada, será redirecionado para esta unidade. “É uma região que cresceu muito, e esses alunos estão tendo que atravessar pista para poder estudar”, explica.

A outra “escola creche” será construída no Jardim Diamantina, para acolher os alunos daquele bairro, do Santa Tereza, São Judas, São Sebastião, Nascentes do Paraíso e deve comportar, também, 400 alunos em dois turnos, além de uma creche para 150 crianças. Também será construída um Centro de Educação Infantil no Alto Belo Vista, com capacidade para 300 crianças. “É um projeto grande para o nosso município”, ressalta.

A expectativa é que a Câmara Municipal, aprovando os projetos, em agosto esteja finalizado todos os trâmites burocráticos para o início das obras em setembro. “Queremos entregar estas unidades para nossa população dentro desses 200 anos de São Sebastião do Paraíso, cujas as comemorações começam em agosto. É um presente para Paraíso”, completa.