Toque de recolher continua mais uma semana em Paraíso

26/05/2021

O prefeito Marcelo Morais fez entrevista coletiva na tarde de hoje (26) no Teatro Municipal Sebastião Furlan para explanar a situação da pandemia do coronavírus em São Sebastião do Paraíso. Baseado em gráficos, os dados mostram aumento significativo de atendimentos no Centro Covid, localizado na Vila Santa Maria. Diante dos números e das medidas que já foram tomadas na última quinta-feira, 20, a Prefeitura decidiu manter por mais uma semana o toque de recolher das 20h às 5h, com funcionamento do comércio até as 20h e, depois, somente por sistema de delivery, sem a opção de retirada em balcão. As fiscalizações vão continuar e quem não estiver cumprindo os protocolos sanitários terá seu estabelecimento fechado.

Durante a reunião, o prefeito também informou que a variante P1 do coronavírus, surgida em Manaus/AM, já está circulando na cidade, tendo contaminado seis pessoas e duas delas vieram a óbito. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito levantamentos junto à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para obter nos exames enviados para análise, informações mais precisas a respeito das variantes do covid em Paraíso. Na opinião do prefeito, as últimas mortes que ocorreram no município, foram motivadas por esta variante, que tem, hoje, a vizinha cidade de Ribeirão Preto/SP, como o epicentro desta variante P1, que é altamente contagiosa.

Até o momento, 243 autuações foram realizadas pela Vigilância em Saúde do município contra pessoas notificadas e que não estão cumprindo o isolamento. Durante a última semana, várias autuações foram realizadas em pontos comerciais e festas clandestinas, com lavratura de boletim de ocorrência e encaminhamento dos autos para o Ministério Público. De acordo com o prefeito, as pessoas não estão acreditando no vírus e a falta de isolamento social mudou o perfil de atendimento. “Quem está chegando no Centro Covid, a chance desta pessoa estar contaminada é muito grande”, afirmou Morais. Ele disse, ainda, que a Prefeitura adquiriu mais três mil testes rápidos com antígeno e que dão o resultado em 20 minutos.

“Estamos no limite do caos, acompanhando a cada seis horas a evolução dos números, vendo a situação dos municípios vizinhos e que tem mandado pacientes para cá e, se formos decretar lockdown, estaremos embasados nestes dados, mas, por enquanto, vamos reeditar o atual decreto n° 5.851, publicado na semana passada, mantendo o toque de recolher e o funcionamento do comércio até as 20h”, finalizou o prefeito.

DECRETO nº 5857/2021 que prorroga o Decreto 5.821/2021.