Guardinha terá castração na próxima semana

21/05/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde, levará para Guardinha, na próxima semana, o evento de castração que começou no Município no início deste mês de maio. No domingo, 23, equipes da Prefeitura estarão em frente ao hospital do Distrito realizando o cadastro da população.

De acordo com o último balanço, já foram agendados até quinta-feira, 20 de maio, 3.241 castrações, dos quais 2.563 animais compareceram, 2.436 foram castrados, 678 faltaram e 127 foram vetados. O trabalho está sendo realizado por meio de convênio com a ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda).

A expectativa é que, até o final do mês, sejam castrados quatro mil animais entre cães e gatos. Desde o lançamento do programa, no dia 16 de abril, foi disponibilizado um formulário para o cadastramento dos bichos e, também, aos interessados em atuar como voluntários nessa ação que acontece no Estádio Municipal Irmãos Capatti (Campão), ao lado da Arena Olímpica João Mambrini.

São três veículos castramóveis e 21 profissionais especializados envolvidos, além de servidores da Prefeitura que estão ajudando no processo. Em Paraíso, a castração está acontecendo a partir das 7h30, com horário pré-agendado. Para os animais fêmeas, estão sendo distribuídas gratuitamente roupas pós-cirúrgicas.

A organização pede que os proprietários de animais machos levem os bichos portando colar elizabetano (ou colar isabelino), que é um instrumento utilizado no pós-operatório veterinário, restringindo os movimentos do animal, impedindo que atrapalhe o processo de recuperação.