Segurança Pública prossegue com ações do “Maio Amarelo”

13/05/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil realiza uma série de ações durante todo este mês em alusão ao movimento “Maio Amarelo”. As atividades começaram no dia 3 com o retorno das aulas do projeto “Educando para o Trânsito”, realizadas de forma online.

Durante a primeira semana, várias empresas e setores da prefeitura receberam a visita de agentes da Guarda Civil Municipal que divulgaram a importância da campanha, bem como a necessidade de cada um fazer sua parte no trânsito. Também foram distribuídos cartazes e lacinhos para serem utilizados pelos funcionários.

O movimento este ano traz como tema “Respeito e Responsabilidade, pratique no trânsito” e tem a proposta de chamar a atenção para estes quesitos como elemento principal, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país. A campanha conta com uma programação que reúne ações educativas de trânsito em ruas e avenidas da cidade — entre elas blitzes, reforçando a importância da sinalização, bem como da mobilização quanto às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.

Também serão trabalhadas — de forma variada, a conscientização do não uso de aparelho celular e a não ingestão de álcool no momento de condução, práticas que podem evitar vários acidentes. Outra ação interessante foi o “amarelando a cidade”. Esta atuação tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, levando ao conhecimento de todos o porquê do símbolo “laço amarelo”.

Foram realizadas também palestras no Tiro de Guerra em datas específicas, evitando, assim, aglomeração. A Gerência de Trânsito, entendendo a necessidade de impactar a população, foca também nas redes sociais. Com vídeos informativos, depoimento de pessoas que sofreram acidentes de trânsito ou que perderam algum familiar. A Divisão de Educação realiza durante todo o ano várias ações educativas com o propósito de promover um trânsito mais seguro no município.