Guarda Municipal faz campanha de respeito ao pedestre

19/04/2021

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira, 19, a campanha “É na faixa que o respeito pede passagem”. O objetivo é conscientizar os condutores quanto ao respeito à sinalização destinada a travessia dos pedestres.

Conforme explica a coordenadora da Divisão de Educação, a guarda-civil municipal Gisele Maria da Silva, essas ações feitas de forma lúdica, chamando a atenção dos condutores e pedestres, será realizada em todas as faixas elevadas do município, mostrando a importância de os condutores estarem atentos à sinalização. “Assim que o condutor vê o pedestre na calçada, ele deve reduzir, automaticamente, a velocidade e parar o veículo para o pedestre fazer essa travessia. Há, também, o sinal que o pedestre faz, mas que, infelizmente, quase não vemos em uso na nossa cidade. A faixa elevada, em si, foi feita para que o condutor reduza a velocidade, mas sabemos que muitos não respeitam ou, as vezes, o condutor do carro para, mas o motociclista não”, destaca.

Gisele ressalta que no trânsito a preferência é sempre do mais frágil. “Isto está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. É por isto que estamos sempre destacando isto. Mesmo que às vezes o pedestre não respeite as regras, em um acidente quem se machucará mais é ele. Por isso é importante o condutor sempre estar atento”, finaliza.